InícioItaquaquecetubaItaquá inaugura Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (CAPS IJ)

Itaquá inaugura Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (CAPS IJ)

Local irá atender crianças e adolescentes com transtorno mental grave e persistente

A Prefeitura de Itaquaquecetuba inaugurou, nesta quarta-feira (9), o Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (CAPS IJ). A estrutura está localizada na Avenida João Barbosa de Moraes, 450, Vila Zeferina, e vai atender crianças e adolescentes com transtornos mentais e persistentes, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas. A estimativa da Secretaria de Saúde é de que sejam atendidos pelo menos mil pacientes.

O novo equipamento vai funcionar de segunda a sexta, das 7h às 17h, e conta com terreno de 878 m² e 317 m² de área construída, dividida em 12 salas distribuídas entre consultórios, sala de oficina, consultório de enfermagem, quarto de observação, refeitório e uma área externa para atividades.

Com atendimento oferecido de forma integral e humanizada, a equipe técnica conta com dez profissionais entre psicólogos, assistentes sociais, enfermeira, psicomotricista, técnicos e auxiliares de enfermagem, artesão, educador social, além de psiquiatra e neuropediatra.

“Por muito tempo a população não foi ouvida e respeitada nesta cidade, mas hoje, com a gestão de reconstrução, estamos buscando uma nova Itaquá, com a população sendo ouvida e principalmente atendida. Esse novo equipamento é mais uma prova dos nossos esforços”, disse o secretário de Governo e Obras, Marcello Barbosa.

Para a gestão dos atendimentos, foi realizado um contrato com o Instituto Nacional de Pesquisa e Gestão em Saúde (In-Saúde), que ficará responsável pelas demandas de acolhimento recebidas no local. Serão oferecidas diversos atendimentos, como psicoterapia, segmento clinico em psiquiatria, terapia ocupacional, oficinas terapêuticas, medicação assistida, atendimentos a  familiares e domiciliares, entre outros.

“Eu trabalho na saúde de Itaquá há muitos anos, e só agora estamos presenciando a transformação e a chegada de equipamentos que eram sonhados há mais de 19 anos. Sou muito grata por acompanhar de perto esse processo, com a parceria de todas as secretarias e funcionários diariamente”, comentou a secretária interina de Saúde, Kelly Gasparini.

Em sua fala, o prefeito Eduardo Boigues destacou o ritmo acelerado dos trabalhos, que estão garantindo a mudança na Saúde do município. “Em pouco mais de dois anos já entregamos um investimento em saúde que está à altura do tamanho de Itaquá. Uma cidade que sempre foi desassistida, mas que agora está recebendo o carinho e atenção que merece. Vamos seguir ampliando os investimentos para que equipamentos com essa estrutura chegue em diferentes bairros”, completou.

Fotos: Dayane Oliveira

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher