Série de orientações focada na recomposição do colegiado teve início na terça-feira (08/08), no Mirambava, e segue até a esta sexta-feira (11/08) de forma remota
A Comissão para Recomposição do Fórum Municipal de Educação deu início ao ciclo de palestras para consolidação do novo colegiado durante a noite da última terça-feira (08/08) reunindo 150 pessoas no Complexo Educacional e Cultural Mirambava. A série de orientações conta com apoio da Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e segue até sexta-feira (11/08) em modelo totalmente remoto, das 18h30 às 21 horas.
Estiveram presentes no primeiro dia os membros da comissão, incluindo a gestora estratégica da pasta, Renata Priscila Valencio Magalhães; a supervisora de ensino, Cíntia Amaro Mariano; o secretário da Escola Municipal (EM) Professora Célia Pereira de Lima, no bairro Jardim Cacique, Silvio de Almeida Silva; a coordenadora pedagógica da EM Elisabeth Ubeda, Lilian Franco Assis; e a diretora das creches conveniadas do Núcleo Kolping, Nubia Alves Santiago.
Contando com a colaboração de professores, diretores, coordenadores pedagógicos e outros integrantes da rede municipal de ensino de Suzano e da região, a primeira noite de palestras abordou o tema “A Importância do Fórum Municipal de Educação e o Monitoramento do Plano Municipal de Educação”, assunto de grande relevância para consolidação do novo colegiado e para fortalecimento do ensino nas escolas.
Na oportunidade, o painel inaugural foi conduzido pelo secretário Leandro Bassini; pelo professor e coordenador do curso de extensão de leitura e interpretação do Centro Universitário Piaget (Unipiaget), Marco Aurélio Pinheiro Maida; e pela diretora de Formação da Seccional de São Paulo da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), Rejane Maria Emilio.
Segundo Bassini, a qualidade do ensino é um tema que deve ser discutido de forma constante para garantir o melhor desenvolvimento possível aos estudantes. “Aperfeiçoar a oferta representa garantir melhorias cruciais no desenvolvimento dos estudantes e o nosso fórum tem justamente este objetivo. Agradeço a presença de todos e seguiremos com as tratativas ao longo desta semana”, comentou.
A rotina de palestras segue ao longo desta semana em modelo virtual. A exemplo, na noite desta quarta-feira (09/08), os debates focaram nos impactos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na educação. Nesta etapa, todos os debatedores integram a rede municipal, sendo eles a coordenadora pedagógica e integrante do conselho, Lilian Franco Assis; o professor supervisor e especialista em Didática da Matemática para os Anos Iniciais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Douglas Aparecido; e o também professor supervisor e mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Rafael Artur Battani.
Já nesta quinta-feira (10/08), o foco será a reforma do ensino médio com participação da supervisora da rede estadual, Raquel Tegedor Azevedo, e da diretora da Escola Estadual Antonio Viana de Souza, de Guarulhos, Ozani Martiniano de Souza. Por fim, na sexta-feira, o processo tratará da função social do ensino superior com o diretor educacional do Campus Suzano do Instituto Federal de Educação de São Paulo (IFSP), Wagner Roberto Garo Júnior, contando ainda com nova participação de Marco Aurélio Pinheiro Maida.
O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, ressaltou que o trabalho técnico do setor a curto, médio e longo prazo passa diretamente pelo debate e pelas conversas acerca dos rumos que a educação contemporânea vem trilhando. “Este simpósio é um espaço único, voltado para a ratificação e revisão de políticas públicas diversas, abordando conceitos e experiências múltiplas. Em nome do secretário Leandro Bassini, parabenizo a equipe da nossa Educação por auxiliar na condução deste processo essencial que também influenciará positivamente na formação do novo colegiado deste fórum”, abordou.
Crédito das fotos: Divulgação/Secop Suzano