InícioSuzanoMédicos orientam sobre prevenção de doenças respiratórias

Médicos orientam sobre prevenção de doenças respiratórias

Manter ambiente umedecido e a caderneta de vacinação atualizada estão entre as recomendações dos especialistas para preservar as boas condições de saúde

Com o objetivo de reforçar as orientações relativas à prevenção contra as doenças respiratórias, médicos especialistas da Secretaria de Saúde de Suzano destacam quais os cuidados a serem tomados para preservar as boas condições durante a estiagem característica do inverno no Sudeste brasileiro. Entre as recomendações estão a atualização da caderneta de vacinação e a manutenção de um ambiente ventilado, arejado e umedecido, com toalha ou mesmo umidificador, que garanta a umidade do ar entre 50% e 60%.

O médico pneumologista Paulo Henrique Braga Bizarria, que atua no Ambulatório de Tuberculose, afirma que é preciso ter especial atenção a alguns públicos mais vulneráveis, como crianças e idosos. “Nesta época, o vírus sincicial respiratório, por exemplo, é uma importante ameaça, pois é o principal causador de bronquiolite, provocando inflamação das vias aéreas. O tempo seco afeta especialmente as pessoas que já têm maior tendência a manifestar os sintomas da doença”, declarou o especialista.

Ele reforça que condições como asma e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) podem apresentar piora dos sintomas respiratórios nesta época do ano. “Para este grupo de pacientes se torna fundamental o uso regular das medicações inalatórias a fim de evitar um quadro mais agudo”, alertou.

O médico ainda destaca que o período de pandemia do novo coronavírus (Covid-19) deixou muitas lições em relação aos cuidados preventivos para se evitar a transmissão. “Nunca é demais salientar que as pessoas que apresentam sintomas como coriza e tosse seca devem sair de casa com máscara, para evitar o contágio”, advertiu.

As orientações ainda contemplam a prevenção a inúmeras doenças sazonais com a imunização. Nos postos de saúde são oferecidas vacinas contra a Influenza, muito recorrente nessa época, e a Covid-19, entre outras.

O médico pediatra Marcos Shoiti Horigome, que atua na Unidade Básica de Saúde (UBS) Prefeito Alberto Nunes Martins, o CSII, no centro, ressalta que as orientações relativas à umidade do ar e às vacinas, complementadas por uma boa alimentação, ingestão de líquido e uso de roupas adequadas, amenizam a ocorrência das enfermidades características desta época do ano. “Neste período, é registrado um número maior de doenças virais causadoras de rinite, faringite, sinusite, laringite, traqueítes, bronquites e pneumonia; e também de infecções bacterianas, como as rinites, amigdalites, faringites, sinusites e otites. Por isso, é preciso haver um cuidado maior para evitar problemas e preservar a saúde”, garantiu o médico.

O secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, frisou que a rede está à disposição para prestar os atendimentos caso as doenças se manifestem. “Nós contamos com os serviços da Atenção Básica nos 24 postos de saúde e, também, da Rede de Urgência e Emergência para casos que necessitem desses serviços com o Pronto-Socorro Municipal e Infantil, o Pronto-Atendimento (PA) de Palmeiras e a (Unidade de Pronto Atendimento André de Abreu) UPA do Jardim Revista”, informou o chefe da pasta.

Onde achar

Os postos de saúde atendem das 8 às 17 horas e os endereços podem ser verificados pelo link bit.ly/EnderecosUBS. Por sua vez, a Rede de Urgência e Emergência funciona 24 horas e é composta pelo Pronto-Socorro Municipal, localizado na rua Kaneji Kodama 1.459, na Vila Figueira; pelo Pronto-Socorro Infantil, no número 1.473 da mesma rua; pelo PA de Palmeiras, na rua Mussi Jorge Antônio, 319; e pela UPA do Jardim Revista, situada na rua Guarani, 200.

Créditos das fotos: Glaucia Paulino/Secop Suzano e Wanderley Costa/Secop Suzano

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo on De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos on De mulher para Mulher