Procedimento foi executado em 74 gatos e 74 cães no último sábado (19/08); ação foi acompanhada pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi e os secretários municipais André Chiang e Pedro Ishi
A Prefeitura de Suzano realizou o procedimento de castração em 148 animais durante o mutirão promovido no último sábado (19/08), na Escola Municipal Vereador Waldemar Calil, do bairro Cidade Boa Vista. A atividade, que ocorreu entre 8 e 15 horas, contou com as presenças do prefeito Rodrigo Ashiuchi, dos secretários municipais de Saúde, Pedro Ishi, e de Meio Ambiente, André Chiang, e do vereador Marcel Pereira da Silva, o Marcel da ONG.
A iniciativa, que envolveu intervenções em 74 cães e 74 gatos, contou ainda com o apoio da estrutura do “CastraMóvel”, unidade volante que garante mais facilidade no atendimento, e de equipes do setor de Controle de Zoonoses, que auxiliaram na execução de toda a ação.
André Chiang ressaltou os benefícios da realização do processo de castração, que visa prevenir doenças e aumentar o tempo de vida. “A realização desta ação é o melhor caminho para contribuir com a diminuição do número de animais abandonados, além de garantir mais saúde e qualidade de vida aos pets da cidade”, afirmou.
Já Pedro Ishi destacou que é importante que este trabalho seja promovido em conjunto. “Nosso objetivo é realizar procedimentos bem-sucedidos e seguros, para isso é necessário que as duas pastas atuem juntas, de modo que as castrações sejam efetuadas sem oferecer riscos aos cães e gatos”, disse.
Por sua vez, o prefeito Rodrigo Ashiuchi, informou que alguns pontos devem ser levados em conta antes da realização do procedimento. “Um dos requisitos necessários é que o animal tenha idade igual ou superior a seis meses. Também é importante que o pet esteja devidamente higienizado, pois essa é uma forma de facilitar o procedimento. Sem dúvida temos consciência acerca da relevância desta atividade, então pedimos a colaboração de todos para garantir ações cada vez mais assertivas”, definiu.
Inscrições
Para se cadastrar, é necessário acessar o formulário on-line no link http://bit.ly/Castracao-Suzano e, posteriormente, preencher os campos disponíveis com informações como nome completo, endereço, CPF, número de telefone para contato e quatro cópias digitalizadas do RG e de um comprovante de residência do tutor responsável.
Também é possível preencher a ficha de inscrição comparecendo à Secretaria de Meio Ambiente de Suzano, localizada no Centro Unificado de Serviços (Centrus), na avenida Paulo Portela, 210, na região central da cidade, das 8 às 17 horas.
Após o cadastro, o animal inscrito será direcionado a uma fila de espera para realização do procedimento e, no momento em que for selecionado, a clínica veterinária conveniada à Prefeitura de Suzano entrará em contato com o guardião para informar o dia, o horário e o local em que a castração ocorrerá.
Os tutores suzanenses que não puderem comparecer devem comunicar a respeito usando o mesmo contato de WhatsApp pelo qual foram confirmados o dia e o horário do procedimento. O aviso deve ocorrer com antecedência mínima de 24 horas para que haja tempo suficiente de outro tutor ser chamado para ocupar a vaga.
Quem confirmar o agendamento e deixar de avisar a clínica sobre a impossibilidade de comparecer, terá de efetuar uma nova inscrição, aguardando uma outra oportunidade para garantir a cirurgia.
Crédito das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano