InícioSuzanoPrograma ‘Cola aí’ destaca importância da brincadeira na primeira infância

Programa ‘Cola aí’ destaca importância da brincadeira na primeira infância

Transmissão realizada pelas mídias sociais da Prefeitura de Suzano contou com a participação dos secretários Leandro Bassini, Pedro Ishi e Geraldo Garippo

A Secretaria Municipal de Educação levou ao ar nesta quarta-feira (23/08) mais uma edição do programa “Cola aí – Minha Escola na TV”, que está disponibilizado no canal do youtube “TV Prefeitura de Suzano” e na conta do Facebook “Prefeitura de Suzano”. O tema da vez foi “Brincar na Primeira Infância”. Nesta oportunidade, além da participação do secretário Leandro Bassini, foram convidados para o bate-papo o secretário municipal de Saúde , Pedro Ishi, e o secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Geraldo Garippo.

Com a lei nº 14.617, de 10 de julho de 2023, agosto passou a ser considerado oficialmente o “Mês da Primeira Infância” e, por isso, a Prefeitura de Suzano aproveitou a ocasião para compartilhar o trabalho que é desenvolvido nas escolas municipais e conveniadas, para crianças com até seis anos de idade. A brincadeira se alinha a esse propósito por ser considerada uma atividade essencial na formação dos alunos dessa faixa etária.

Para apresentar as experiências desenvolvidas do município, foi registrada parte da rotina de profissionais e alunos da Escola Municipal Celina Rosa de Souza (rua João Américo Galettin, 375 – Jardim Leblon); da Escola Municipal Professor Cláudio José Rodrigues (rua Condé Domingos Papaiz, 103 – Jardim Natal); da Creche Associação de Apoio para Deficientes Visuais de Suzano (Aadvis), na Vila Urupês (rua Tokuzo Terazaki, 98); da Creche Nudi Cáritas São Sebastião (rua Monteiro Lobato, 261, Jardim Nazareth); e da Creche Nudi Lar das Flores (rua General Francisco Glicério, 3.048 – Centro).

No programa, professores e diretores falaram sobre o conceito da pedagogia participativa, pela qual é oportunizada às crianças a liberdade de criar e interagir com as brincadeiras que são propostas. Os profissionais ressaltam a importância de observar o comportamento dos alunos para poder ajudá-los a se desenvolverem. Os depoimentos reforçam que as atividades são elaboradas de forma que os alunos possam se sentir protagonistas dentro do ambiente escolar, explorando brinquedos e os espaços internos e externos, que são organizados para incentivar o potencial de cada um.

O secretário de Educação afirmou que é fundamental garantir a formação adequada aos alunos nos primeiros anos de vida. “Uma sociedade que não brinca quando criança não consegue sorrir quando adulto. Existe uma relação direta entre as brincadeiras e as interações na educação infantil, que representam os eixos norteadores da aprendizagem dos alunos. Essas atividades fazem parte do cotidiano das nossas unidades porque fazem todo o sentido para as crianças”, declarou Bassini.

O secretário de Assistência e Desenvolvimento Social ressaltou que um dos objetivos da pasta é garantir o direito das crianças de poder brincar na primeira infância. “Brincadeira combina com ser feliz. Todas as oportunidades que nós temos na nossa primeira infância, entre 0 e 6 anos, nos estimula e contribui com o nosso desenvolvimento, emocional e físico. Brincar significa dar a oportunidade para que a criança seja plena e tenha seu potencial cada vez mais ampliado”, disse Garippo.

Por sua vez, o secretário de Saúde falou que o correto desenvolvimento das crianças contribui para a melhora da qualidade de vida da população no presente e no futuro. “A preservação da saúde mental de nossos munícipes também é influenciada pela forma com que é vivida a primeira infância. Nesse período, a criança começa a entender suas potencialidades por meio das brincadeiras e da interação com os outros. Por isso, é muito importante valorizar esse momento de aprendizado”, destacou Ishi.

Crédito das fotos: Divulgação/Secop Suzano

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher