Transmissão realizada pelas mídias sociais da Prefeitura de Suzano contou com a participação dos secretários Leandro Bassini, Pedro Ishi e Geraldo Garippo
A Secretaria Municipal de Educação levou ao ar nesta quarta-feira (23/08) mais uma edição do programa “Cola aí – Minha Escola na TV”, que está disponibilizado no canal do youtube “TV Prefeitura de Suzano” e na conta do Facebook “Prefeitura de Suzano”. O tema da vez foi “Brincar na Primeira Infância”. Nesta oportunidade, além da participação do secretário Leandro Bassini, foram convidados para o bate-papo o secretário municipal de Saúde , Pedro Ishi, e o secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Geraldo Garippo.
Com a lei nº 14.617, de 10 de julho de 2023, agosto passou a ser considerado oficialmente o “Mês da Primeira Infância” e, por isso, a Prefeitura de Suzano aproveitou a ocasião para compartilhar o trabalho que é desenvolvido nas escolas municipais e conveniadas, para crianças com até seis anos de idade. A brincadeira se alinha a esse propósito por ser considerada uma atividade essencial na formação dos alunos dessa faixa etária.
Para apresentar as experiências desenvolvidas do município, foi registrada parte da rotina de profissionais e alunos da Escola Municipal Celina Rosa de Souza (rua João Américo Galettin, 375 – Jardim Leblon); da Escola Municipal Professor Cláudio José Rodrigues (rua Condé Domingos Papaiz, 103 – Jardim Natal); da Creche Associação de Apoio para Deficientes Visuais de Suzano (Aadvis), na Vila Urupês (rua Tokuzo Terazaki, 98); da Creche Nudi Cáritas São Sebastião (rua Monteiro Lobato, 261, Jardim Nazareth); e da Creche Nudi Lar das Flores (rua General Francisco Glicério, 3.048 – Centro).
No programa, professores e diretores falaram sobre o conceito da pedagogia participativa, pela qual é oportunizada às crianças a liberdade de criar e interagir com as brincadeiras que são propostas. Os profissionais ressaltam a importância de observar o comportamento dos alunos para poder ajudá-los a se desenvolverem. Os depoimentos reforçam que as atividades são elaboradas de forma que os alunos possam se sentir protagonistas dentro do ambiente escolar, explorando brinquedos e os espaços internos e externos, que são organizados para incentivar o potencial de cada um.
O secretário de Educação afirmou que é fundamental garantir a formação adequada aos alunos nos primeiros anos de vida. “Uma sociedade que não brinca quando criança não consegue sorrir quando adulto. Existe uma relação direta entre as brincadeiras e as interações na educação infantil, que representam os eixos norteadores da aprendizagem dos alunos. Essas atividades fazem parte do cotidiano das nossas unidades porque fazem todo o sentido para as crianças”, declarou Bassini.
O secretário de Assistência e Desenvolvimento Social ressaltou que um dos objetivos da pasta é garantir o direito das crianças de poder brincar na primeira infância. “Brincadeira combina com ser feliz. Todas as oportunidades que nós temos na nossa primeira infância, entre 0 e 6 anos, nos estimula e contribui com o nosso desenvolvimento, emocional e físico. Brincar significa dar a oportunidade para que a criança seja plena e tenha seu potencial cada vez mais ampliado”, disse Garippo.
Por sua vez, o secretário de Saúde falou que o correto desenvolvimento das crianças contribui para a melhora da qualidade de vida da população no presente e no futuro. “A preservação da saúde mental de nossos munícipes também é influenciada pela forma com que é vivida a primeira infância. Nesse período, a criança começa a entender suas potencialidades por meio das brincadeiras e da interação com os outros. Por isso, é muito importante valorizar esse momento de aprendizado”, destacou Ishi.
Crédito das fotos: Divulgação/Secop Suzano