Atividade ocorreu nesta quarta-feira (23/08) na Escola Municipal Professora Célia Pereira de Lima, no Jardim Cacique; iniciativa foi acompanhada pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi
A Secretaria Municipal de Educação realizou o quarto encontro do curso “Letramento Digital” na Escola Municipal Célia Pereira de Lima, no Jardim Cacique, na última quarta-feira (23/08). A ação, destinada aos alunos regularmente matriculados na rede municipal de ensino na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) do 1º ao 4º ano, foi acompanhada pelo prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, e pela gestora estratégica da pasta, Renata Priscila Valencio Guimarães.
Na ocasião, 28 estudantes tiveram contato com conhecimentos da linguagem digital visando desenvolver capacidades de leitura e escrita no cenário tecnológico. Vale destacar que todos os estudantes estavam uniformizados, movimento que garante mais segurança ao ambiente escolar, além de agregar e garantir uma experiência educacional ainda mais completa.
Além disso, estudantes matriculados na EJA de outras seis escolas também são contemplados, entre elas estão Adélia de Lima Franco (Jardim Amazonas), Victor Salviano (Cidade Miguel Badra), Luiz Romanato (Vila Maluf), Mércia Amaral Andrade de Brito (Parque Residencial Casa Branca), José Celestino Sanches (Jardim Varan) e Abrão Salomão Domingues (Tabamarajoara).
Durante o curso são abordados conteúdos como utilização e funcionalidades do QR Code, identificação de código de barras, acesso a mídias sociais digitais, uso do celular e seus aplicativos, agendamento digital, entre outros. Além disso, a ação abrange a utilização e o contato com as mais diversas esferas tecnológicas, desde manuseio de sites e links até recursos verbais e não verbais. Vale destacar que a capacitação foi elaborada entre a equipe pedagógica da pasta e os professores especialistas nas áreas de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e Ciências da Natureza.
As atividades do curso são promovidas durante a realização das aulas regulares e buscam oferecer conhecimentos dos principais mecanismos digitais essenciais no cotidiano que podem ser úteis e auxiliar no mercado de trabalho, além de executar ações rotineiras, como fazer o pagamento de uma fatura ou até mesmo facilitar o entendimento de conteúdos no campo virtual para o acesso a informações que estejam na internet.
Os alunos também têm contato em outros ambientes propiciados pelo computador em plataformas, como e-mails, navegadores de pesquisa e demais sites. Nestes espaços virtuais são apresentados vídeos, palavras, frases, animações, sons, cores e ícones pertencentes ao mundo digital, visando promover a leitura e a exploração dessas linguagens e competências sociais, independentemente da motivação pessoal ou profissional.
Para o secretário municipal de Educação, Leandro Bassini, a iniciativa é um meio assertivo para introduzir este público no meio digital. “Atualmente, grande parte das atividades rotineiras é resolvida de forma on-line, por isso visamos capacitar este grupo de educandos. Deste modo, é possível estimular a adaptação das pessoas à sociedade atual, desenvolvendo o senso crítico para acessar e disseminar informações, resolver problemas e exercer protagonismo na vida pessoal e corporativa”, afirmou.
Por sua vez, o prefeito Rodrigo Ashiuchi destacou que o curso traz à tona as melhores instruções para conhecer o mundo tecnológico. “Buscamos proporcionar aulas extremamente qualificadas e bem estruturadas. Para isso, disponibilizamos chromebooks que garantem uma experiência ainda mais exitosa. Fico muito feliz e satisfeito em presenciar o empenho e a dedicação destes alunos. Sem dúvida, esta é uma forma de promover mais cidadania e qualidade de vida”, definiu o chefe do Executivo.
Também estiveram presentes o diretor da escola, Erly Pereira Fernandes Júnior, a professora supervisora Rita de Cássia Renzi Pereira e os professores Edilson Pereira da Silva, Lúcia Rosa, Alexandre Alex Gomes da Silva e Flávio Pacheco.
Crédito das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano