Alunos da EM Profª Auta Cardoso de Mello, localizada no Jardim Aeroporto III em Mogi das Cruzes, participaram, na última segunda-feira (29/05), de uma aula de percussão com o professor Saliou Diagne Seck, representante da memória e das tradições do Senegal, na África. A atividade faz parte do projeto “Diversidade Cultural”, desenvolvido pela unidade escolar para promover a reflexão entre alunos e as famílias sobre a importância da diversidade e o respeito às diferenças.
A escola tem em seu quadro de professores, Papa Mamadou Seye, também nascido no Senegal. Seye, que já desenvolve o tema da diversidade cultural e cultura afro em sala de aula, convidou o professor Seck para a atividade com os alunos. O projeto Diversidade tem como objetivo trabalhar o respeito às diferenças e à diversidade e desenvolver habilidades do currículo municipal referente ao tema.
Saliou Seck é músico percussionista e educador. Tem mais de 20 anos de experiência no campo artístico. Descendente de uma família tradicional de griôs (aquele que guarda a memória do grupo e difunde as tradições) da etnia Lebou, foi iniciado na música pelo seu pai desde quando era criança. Saliou traz consigo o conhecimento profundo da rica cultura do Senegal e domina uma variedade de instrumentos tradicionais africanos.