InícioAlto TietêCONDEMAT propõe a criação de Protocolo de Intenções com a Secretaria de...

CONDEMAT propõe a criação de Protocolo de Intenções com a Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento

Parceria permitirá cooperação técnica e ação conjunta com a pasta



Com faturamento anual de cerca de R$ 1 bilhão, a agricultura é uma das principais atividades econômicas da região do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê – CONDEMAT. Para fomentar o segmento, a diretoria do consórcio apresentou nesta segunda-feira (28), à Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento, a proposta de criação de um Protocolo de Intenções. O convênio garantirá cooperação técnica entre o CONDEMAT e a pasta.
Durante o encontro, o presidente do consórcio, Caio Cunha, prefeito de Mogi das Cruzes, destacou o potencial e a importância da agricultura para a região. “Estamos inseridos no Cinturão Verde do Estado e somos um dos maiores produtores de verduras, legumes, frutas e flores do Brasil. O território do CONDEMAT possui mais de 100 mil hectares destinados à agricultura. Esses dados só reforçam a importância de se criar parcerias que fomentem o setor agrícola de nossa região. A expectativa é que esse convênio gere grandes resultados para as cidades”, reforçou.
O Protocolo de Intenções apresentado pela diretoria do CONDEMAT tem a função de promover a execução conjunta de programas e projetos, além de estimular o intercâmbio em assuntos científicos e tecnológicos com a meta de construir soluções que ampliem a infraestrutura tecnológica no campo. A parceria prevê, ainda, a implementação de ações que visem a produção sustentável, a promoção de alimentos seguros e saudáveis, e a modernização da governança na gestão pública.
No encontro, que teve a participação do coordenador de Relações Institucionais da Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento, José Luiz Fontes, do chefe de Gabinete da Pasta, José Carlos Gobbis Pagliuca, do coordenador da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (CODEAGRO), Diogenes Kassaoka e do coordenador da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), Francisco Martins, foram apresentadas algumas demandas da região.
Entre os pleitos estava o repasse de recurso para instalação da Casa do Mel, projeto elaborado por meio do Arranjo Produtivo Local (APL), a atualização da tabela da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a modernização do Mercado do Produtor de Mogi, a destinação de recursos financeiros e doação de equipamentos para os municípios manterem as estradas rurais e patrulhas agrícolas, além do reforço no número de funcionários nas Casas de Agricultura.
O CONDEMAT tem trabalhado para estimular a atuação das cooperativas, fomentar a agricultura familiar e promover a segurança alimentar na área. Um dos esforços do consórcio é a implantação, de forma regional, do Serviço de Inspeção Municipal, que traria mais desenvolvimento e investimentos para a região.
Participaram do encontro o coordenador da Câmara Técnica de Agricultura do CONDEMAT, Felipe Almeida, secretário de Agricultura de Mogi das Cruzes, o coordenador adjunto da Câmara Técnica de Agricultura, Thiago Severo, coordenador da Secretaria de Desenvolvimento de Ferraz de Vasconcelos, o secretário executivo do CONDEMAT, Adriano Leite e o consultor para Assuntos Especiais da Prefeitura de Mogi das Cruzes, José Valverde.

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher