
A troca gratuita de geladeiras promovida pela Prefeitura de Ribeirão Pires, em parceria com a Enel Distribuição São Paulo, beneficiou 150 moradores neste sábado (20). Além disso, a ação distribuiu lâmpadas de LED e incentivou o consumo consciente de energia elétrica, contribuindo para a redução dos gastos com a conta de luz.
A iniciativa faz parte do programa “Enel Compartilha Eficiência”, integrante do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Dessa forma, o projeto busca promover sustentabilidade, economia doméstica e melhor qualidade de vida para as famílias participantes.
Troca gratuita de geladeiras promove economia e sustentabilidade
A ação ocorreu no Paço Municipal e reuniu moradores previamente inscritos que atenderam aos critérios estabelecidos pelo programa. Entre as exigências estavam ser cliente da Enel, manter as contas de energia em dia e possuir consumo médio mensal de até 250 kWh.
Além da substituição de equipamentos antigos por modelos mais modernos e eficientes, o programa contribui diretamente para a redução do consumo energético das residências. Consequentemente, as famílias podem perceber uma diminuição significativa nos valores pagos mensalmente pela energia elétrica.
Segundo o prefeito Guto Volpi, iniciativas como essa fortalecem o compromisso do município com o desenvolvimento sustentável.
“Parcerias como essa reforçam o compromisso da cidade com o desenvolvimento sustentável e também com a economia doméstica e o bem-estar da população. Quando é feita essa troca, contribuímos não apenas para a redução das despesas dessas famílias, mas também para o uso responsável dos recursos energéticos”, afirmou.
Troca gratuita de geladeiras melhora qualidade de vida das famílias
O programa também representa uma oportunidade concreta para famílias em situação de maior vulnerabilidade social. Afinal, equipamentos mais eficientes consomem menos energia e proporcionam mais segurança e conforto aos moradores.
Entre os contemplados está Ivanete Alves Ventura, que relatou a importância da iniciativa para o orçamento familiar.
“Minha conta de energia estava muito alta e eu comecei a desligar a geladeira quando saía de casa. A diferença era muito grande quando comecei a fazer isso. Fiquei sabendo do programa pela internet, resolvi conferir se era verdade, fiz minha inscrição, fui sorteada e hoje posso dizer que foi uma bênção”, contou.
Além disso, Ivanete destacou a importância de acreditar e participar das oportunidades oferecidas pelos programas sociais.
Novas ações sustentáveis podem beneficiar mais moradores
Com o sucesso da iniciativa, a expectativa é que novas ações voltadas à sustentabilidade e à inclusão social sejam desenvolvidas em Ribeirão Pires. Dessa maneira, mais famílias poderão ter acesso a programas que incentivem a economia de energia e a melhoria da qualidade de vida.

