terça-feira, junho 23, 2026
InícioArujáArujá destaca participação em debate na Unicamp sobre empregabilidade da pessoa com...

Arujá destaca participação em debate na Unicamp sobre empregabilidade da pessoa com deficiência

A Prefeitura de Arujá participou de uma roda de conversa no Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no dia 19 de junho. O encontro integrou o Programa de Ação para a Empregabilidade da Pessoa com Deficiência.

Debate sobre inclusão no mercado de trabalho

O evento discutiu o fortalecimento das políticas de inclusão. Além disso, abordou os desafios para a efetivação da Lei de Cotas no mercado de trabalho.

O encontro reuniu pesquisadores, representantes de instituições públicas, movimentos sindicais e especialistas da área do trabalho. Dessa forma, promoveu um amplo debate sobre inclusão profissional.

Durante a programação, foram apresentados estudos do CESIT (Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho) e do Núcleo de Pesquisas sobre Mercado de Trabalho e Pessoa com Deficiência. Esses dados analisaram a inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho.

Além disso, os pesquisadores destacaram os impactos das mudanças nas relações trabalhistas e nas negociações coletivas.

Desafios da Lei de Cotas

Os participantes discutiram os principais desafios para o cumprimento integral da Lei de Cotas. Por outro lado, também apontaram caminhos para ampliar oportunidades reais de inclusão.

Assim, o debate reforçou a importância de políticas públicas mais eficazes para garantir acesso e permanência no mercado de trabalho.

Participação de Arujá

Arujá foi representada pelo Diretor da Pessoa com Deficiência, Ronilson Silva. Ele também integra a Câmara Técnica de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência do CONDEMAT.

Durante o encontro, o representante destacou a importância da conscientização do setor produtivo. Além disso, defendeu que a inclusão deve ser tratada como compromisso social.

Segundo ele, a inclusão envolve dignidade, respeito e autonomia, e não apenas o cumprimento de uma obrigação legal.

Compromisso com a inclusão

O encontro teve como objetivo fortalecer políticas públicas voltadas à pessoa com deficiência. Além disso, buscou ampliar o diálogo entre instituições e criar estratégias de inclusão no mercado de trabalho.

Por fim, a iniciativa reforça o compromisso com a garantia de direitos e com a valorização da pessoa com deficiência em todas as suas dimensões.

Matérias Relacionadas

Deixe uma resposta

Deixe seu comentário
Seu nome por favor

Mais vistos