A primeira edição do programa Vitrine Cultural reuniu mais de duas mil pessoas no último sábado (20), na praça Padre João Álvares, no Centro de Itaquaquecetuba.

Evento valoriza talentos locais
A Secretaria de Cultura promoveu a ação. Além disso, cerca de 500 alunos participaram das apresentações artísticas.
As oficinas incluíram capoeira, violão, teclado, dança do ventre, dança contemporânea, ballet, teatro, desenho, pintura e canto coral. Dessa forma, o evento destacou os talentos formados no município.
Investimentos fortalecem a cultura
As atividades são resultado dos investimentos do Fundo de Cultura. Por meio dos editais culturais, artistas e educadores passaram a oferecer cursos e oficinas gratuitos.
Assim, o programa ampliou o acesso da população à formação artística e fortaleceu a produção cultural local.
Atendimento ao público durante o evento
Durante a programação, o público recebeu orientações sobre cursos e editais. Ao todo, foram registrados 70 atendimentos sobre oficinas, 50 sobre editais de fomento e 80 sobre projetos culturais.
Além disso, o evento aproximou a população das políticas públicas de cultura.
Ações de saúde e cidadania
A Secretaria de Saúde realizou testes rápidos e orientações sobre prevenção de ISTs. Enquanto isso, a Secretaria da Mulher, Direitos Humanos e Cidadania ofereceu serviços de atendimento ao público.
A van Atende+ Cidadania e Saúde realizou cadastros no Agiliza SUS, orientações sobre o Meu SUS Digital, recuperação de conta gov.br e apoio às mulheres.
Autoridades destacam impacto do programa
Segundo o prefeito Eduardo Boigues, o programa reforça o investimento na formação artística.
“O Vitrine Cultural mostra a força da produção cultural de Itaquaquecetuba e os resultados dos investimentos na área”, afirmou.
Além disso, a secretária de Cultura, Maria Ana Rosa, destacou a participação do público.
“O evento aproxima a cultura da população e valoriza o trabalho de artistas, professores e alunos”, completou.

