domingo, junho 28, 2026
InícioSuzanoSuzano avança para ampliar emissão de licenças ambientais de alto impacto local

Suzano avança para ampliar emissão de licenças ambientais de alto impacto local

A ampliação do licenciamento ambiental em Suzano avança com o objetivo de permitir que o município também analise empreendimentos de alto impacto local. A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, já realiza licenciamentos de baixo impacto e agora trabalha para expandir essa capacidade técnica.

Além disso, a iniciativa busca fortalecer a gestão ambiental e dar mais agilidade aos processos dentro do município.

Município já realiza licenciamento de baixo impacto

Suzano está habilitada para realizar o licenciamento de atividades de baixo impacto ambiental desde 2018.

Essas atividades envolvem empreendimentos de pequeno porte e com impactos restritos à área do próprio projeto. Dessa forma, o município já atua diretamente em processos mais simples e com menor potencial de degradação.

Além disso, esse modelo permite análises mais rápidas e procedimentos simplificados.

Prefeitura estrutura equipe para ampliar atuação

A Prefeitura de Suzano trabalha na formação de uma equipe técnica com oito profissionais especializados.

O objetivo é atender às exigências da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e ampliar a capacidade de análise ambiental do município. Assim, Suzano poderá assumir também processos de maior complexidade.

Além disso, a medida fortalece a estrutura administrativa e técnica da Secretaria de Meio Ambiente.

Alto impacto exige análise mais detalhada

O licenciamento de alto impacto local envolve atividades com maior potencial de poluição ou degradação ambiental.

Esses empreendimentos podem atingir áreas maiores e exigem estudos mais completos, além de acompanhamento técnico contínuo. Por isso, a análise precisa seguir critérios mais rigorosos.

Dessa forma, o município amplia sua responsabilidade na avaliação de projetos que afetam diretamente o território.

Medida fortalece gestão ambiental do município

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, a ampliação da competência de licenciamento reforça a gestão ambiental em Suzano.

Além disso, a proximidade na análise dos empreendimentos permite mais agilidade e melhor acompanhamento das atividades.

O secretário André Chiang destacou que o avanço exige equipe qualificada e responsabilidade técnica. Já o prefeito Pedro Ishi afirmou que a medida garante desenvolvimento com segurança ambiental e respeito à legislação.

Assim, Suzano busca equilibrar crescimento econômico e preservação ambiental.

Matérias Relacionadas

Deixe uma resposta

Deixe seu comentário
Seu nome por favor

Mais vistos