InícioSuzanoSuzano realiza 4ª edição da Conferência Municipal de Cultura neste sábado

Suzano realiza 4ª edição da Conferência Municipal de Cultura neste sábado

Evento no Anfiteatro Orlando Digenova discutirá marcos legais, participação social, patrimônio e diversidade, elegendo delegados para a Conferência Estadual

O Anfiteatro Orlando Digenova, no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi (rua Benjamin Constant, 682 – Centro), receberá neste sábado (02/09) a 4ª Conferência Municipal de Cultura de Suzano, organizada pela prefeitura e pelo Conselho Municipal de Política Cultural. As atividades serão iniciadas às 14 horas e com discussões de temas envolvendo marcos legais, participação social, patrimônio e diversidade, entre outros, visando à definição de propostas para a Conferência Estadual. O evento é aberto a todo o público.

A expectativa é de que aproximadamente 150 pessoas participem. Se esse número for atingido, Suzano poderá escolher até oito delegados, sendo quatro integrantes do Poder Público e quatro da sociedade civil, para representarem a cidade na etapa estadual. De acordo com as determinações do Ministério da Cultura, o número de delegados é equivalente a 5% do número de inscritos.

Em relação ao cronograma de atividades da conferência, ficou estabelecido que, após a aprovação do regimento interno, os participantes serão divididos em salas dentro do Complexo Moriconi (Centro Cultural e Casarão das Artes), a partir dos eixos temáticos por eles escolhidos no momento do credenciamento. Assim que for encerrado o debate nas salas, os participantes voltarão ao Anfiteatro Orlando Digenova para leitura das propostas, votação das prioridades de cada eixo e eleição dos delegados.

Serão debatidos seis eixos de interesse indicados pelo Ministério da Cultura, para definição das propostas que serão levadas adiante. O Eixo 1 trata sobre “Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; o Eixo 2 aborda “Democratização do acesso à cultura e Participação Social; o Eixo 3 destaca “Identidade, Patrimônio e Memória”; no Eixo 4 é pensada a temática da “Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; o Eixo 5 traz o enfoque a respeito de “Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade”; e, por fim, o Eixo 6 foca no “Direito às Artes e às Linguagens Digitais”.

O vice-prefeito e secretário de Cultura de Suzano, Walmir Pinto, destacou que a conferência traz uma oportunidade única para consolidar ideias que poderão resultar em políticas públicas voltadas ao segmento. “Serão discutidos temas fundamentais para o desenvolvimento da cultura sob todos os seus aspectos. Poderemos avançar nos assuntos referentes à legislação e à democratização do setor, estimulando o potencial de novos artistas e desenvolvendo novas habilidades por meio das tecnologias que temos hoje”, avaliou.

Crédito das fotos: Júlia Amaral/Cultura Suzano 

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo on De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos on De mulher para Mulher