Com a presença do secretário de Educação, Leandro Bassini, alunos e funcionários da EM Paulo Henrique Barreiros participaram do encerramento da Gincana ‘Xô Despercício’
Alunos e funcionários da Escola Municipal Professor Paulo Henrique Barreiros, situada no Parque Residencial Samambaia, participaram da cerimônia de premiação da Gincana Cultural “Xô Desperdício”, desenvolvida pela EDP Brasil, na manhã da última quarta-feira (30/08). A solenidade ocorreu no Teatro Colinas, em São José dos Campos, e contou ainda com a presença do secretário municipal de Educação, Leandro Bassini.
Junto com a gestora da unidade escolar, Luciana Isaura Linares, a coordenadora pedagógica Juliana da Silva Santos e a supervisora Daniela Costa, um grupo de dez estudantes das várias modalidades atendidas pela escola, incluindo da educação infantil e do ensino fundamental, viajaram ao município do Vale do Paraíba para integrar a solenidade de conclusão do concurso.
Na ocasião, os jovens tiveram a oportunidade de assistir a uma apresentação circense com mágico, palhaço e outras atrações, além de refletir acerca de um vídeo feito pela EDP Brasil sobre a importância da educação ambiental e do projeto “Boa Energia nas Escolas“, ação na qual a atividade interescolar esteve inclusa.
Vale ressaltar ainda que, a unidade recebeu um sistema completo de Geração Solar Fotovoltaica, com capacidade máxima de 2,5 quilowatts de potência de pico (kWp), que propiciará a economia de energia e de gastos por meio de uma fonte renovável. O equipamento já foi instalado e deve ser utilizado a partir das próximas semanas.
O projeto “Boa Energia nas Escolas” é uma iniciativa do Programa de Eficiência Energética da EDP que buscou estimular a comunidade escolar, de maneira lúdica, a reduzir o desperdício de eletricidade nas instituições de ensino, residências e na sociedade em geral. As unidades foram escolhidas após o período de votação dos vídeos produzidos pelos alunos, a partir da temática do uso racional e seguro da energia elétrica.
No caso da escola suzanense, os alunos contaram com apoio das Secretarias de Educação e de Cultura para produzir um videoclipe intitulado “Economize Energia”, nos quais os estudantes participaram de um rap abordando a importância de preservar recursos naturais e garantir o uso adequado da energia elétrica. Para isso, as crianças tiveram acesso ao Polo de Música e Audiovisual de Suzano, situado no Paço Municipal Prefeito Firmino José da Costa.
A diretora da EDP em São Paulo, Cristiane Fernandes, afirma que a premiação das escolas vencedoras da gincana é o marco de encerramento do ciclo 2022/2023 deste projeto que, internamente, foi considerado um sucesso em toda a região. “Ao estimular o consumo sustentável e a redução do desperdício, entendemos que é possível colaborar com a formação de cidadãos conscientes de seu papel como agentes de transformação social”, disse.
Bassini parabenizou todos envolvidos ao ressaltar que a obtenção do prêmio no concurso é algo que vai além de uma formalidade. “Estamos falando de uma vitória da educação ambiental em Suzano, pois conseguimos mobilizar este grupo de alunos e todos que colaboraram com visualizações e curtidas nos vídeos em prol de uma causa maior, que é a defesa dos recursos naturais e o cuidado com o meio em que vivemos”, declarou.
As integrantes do setor de Programas, Projetos e Inovação da Secretaria Municipal de Educação, Sueli Stuchi e Márcia Oliveira, também acompanharam a cerimônia.
Créditos das fotos: Divulgação/Secop Suzano e Divulgação/EDP Brasil