InícioSuzanoSuzano terá desassoreamento dos rios Tietê e Taiaçupeba-Mirim

Suzano terá desassoreamento dos rios Tietê e Taiaçupeba-Mirim

Anúncio foi feito pelo DAEE durante vistoria da abertura das comportas da barragem da Penha; prefeitura também protocolou pedidos de intervenção em outros rios da cidade

Suzano será contemplada com o desassoreamento dos rios Tietê e Taiaçupeba-Mirim. A notícia foi oficializada pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) durante visita técnica de membros do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) à barragem da Penha na manhã desta quinta-feira (31/08). Na oportunidade, o prefeito Rodrigo Ashiuchi e o secretário municipal de Manutenção e Serviços Urbanos, Samuel Oliveira, acompanharam a agenda. 

A visita técnica direcionada pelo diretor de obras do DAEE, Nelson Lima, e pelo gerente de Engenharia do órgão estadual, Silvio Giudice, apresentou o processo de manutenção das seis comportas da barragem que controlam a vazão das águas do rio Tietê. Ao longo da manhã, os integrantes também apresentaram o plano de remoção de resíduos do leito do corpo d’água.

No caso do rio Tietê, Lima explicou que o trabalho de desassoreamento do lote 4 terá início no final do mês de setembro, com investimento aproximado de R$ 160 milhões nos próximos 30 meses. Em virtude da grande extensão do trecho, o DAEE dividiu o rio em três sub-lotes para a execução paralela dos serviços. No caso de Suzano, que abriga 14,9 quilômetros do rio, a ação de limpeza é orçada em R$ 53,5 milhões, com previsão de remover cerca de 325 mil metros cúbicos (m³) de resíduos.

De forma complementar, a Prefeitura de Suzano também recebeu a confirmação do desassoreamento do rio Taiaçupeba, outro dos principais corpos d’água que cortam o município. Além disso, Ashiuchi e Oliveira também protocolaram o pedido de análise e intervenção de outros rios da cidade, sendo estes o Jaguari, o Guaió e o Una, todos situados nas regiões central e norte da cidade. Segundo os representantes do DAEE, as requisições serão devidamente estudadas em reuniões nas próximas semanas.

Oliveira relata que os serviços de desassoreamento do rio Tietê em Suzano, e demais municípios, criarão condições muito mais favoráveis para que o impacto das chuvas no verão seja minimizado. “Este é um avanço fundamental para toda a cidade, pois o trabalho de remoção de resíduos garantirá a redução de transbordamento dos rios, o que deve conferir mais segurança e tranquilidade aos nossos moradores”, ressaltou.

Ashiuchi explica que a limpeza desses rios era um pedido antigo não apenas de Suzano, mas de todo o Condemat. “Essa conquista é um trabalho conjunto entre todas as cidades do Alto Tietê. Este trabalho integrado de desassoreamento, somado à abertura das comportas para vazão das águas, representa um ganho gigantesco para todos os moradores da nossa região”, pontuou.

“Por esse grande avanço, agradeço a todos os prefeitos e vereadores da região, além de ressaltar a atenção do governador Tarcísio de Freitas; do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), o deputado André do Prado; e da superintendente do DAEE, Mara Ramos. Seguimos juntos trabalhando em prol de todo o povo de Suzano e do Alto Tietê”, concluiu o chefe do Executivo.

Além dos representantes suzanenses, o vice-presidente do consórcio e prefeito de Arujá, Luís Camargo, e os prefeitos Eduardo Boigues (Itaquaquecetuba), Priscila Gambale (Ferraz de Vasconcelos), Márcia Bin (Poá) e Gustavo Henric Costa, o Guti (Guarulhos), também participaram. 

Créditos das fotos: Paulo Pavione/Secop Suzano e Wanderley Costa/Secop Suzano

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher