InícioSuzanoPalestra no Cineteatro marca início da campanha ‘Setembro Amarelo’

Palestra no Cineteatro marca início da campanha ‘Setembro Amarelo’

Apresentação promovida para servidores municipais pelas Secretarias de Administração e de Saúde alertou sobre o suicídio no ambiente de trabalho 

A Prefeitura de Suzano promoveu a palestra “O ambiente de trabalho e o suicídio” para cerca de 200 servidores municipais no Cineteatro Wilma Bentivegna ao longo desta sexta-feira (01/09), abrindo a programação da campanha “Setembro Amarelo”. A ocasião foi promovida de forma conjunta pelas Secretarias de Administração e de Saúde, por meio da Rede de Atenção Psicossocial (Raps).

As orientações foram ministradas em dois horários pela enfermeira e suicidologista Isabele Trindade, abordando sinais e pedidos velados de socorro, formas de apoio, fatores de risco e outros pontos acerca do tema. Para tal, foram realizadas dinâmicas variadas, incluindo uma experiência sensorial envolvendo a exibição de uma música com luzes apagadas. Os encontros contaram com as participações da secretária municipal de Administração, Cintia Renata Lira, da coordenadora da Raps, Dulce Ramos, e da coordenadora do Núcleo de Acompanhamento aos Servidores (NAS), Renata Pires 

A palestrante pontua que a angústia é um sentimento que fecha os olhos dos que sofrem com a depressão. “Por muitas vezes, a pessoa que está sofrendo não consegue definir de forma exata o que está sentindo, então amigos, familiares e nós, profissionais da área, precisamos estar prontos para tentar captar sintomas e oferecer ajuda”, disse Isabele.

Por sua vez, a secretária de Administração destacou que os cuidados com a saúde mental não são “frescura”, mas sim um direito ímpar no tocante ao bem-estar diário. “Digo por experiência própria que uma frase solta em uma conversa do dia a dia pode ser um pedido desesperado de socorro. Nosso objetivo com a campanha é mostrar aos servidores que, além de atender e auxiliar, eles também podem saber que há muitas pessoas ao redor dispostas a ajudar, pois todos nós trabalhamos em prol da vida”, concluiu Cíntia.

Programação

A palestra inaugurou a tradicional campanha do mês de setembro e, em 2023, a prefeitura prevê a realização de uma série de ações em prol da conscientização acerca dos cuidados com a saúde mental. A exemplo, no dia 11 (segunda-feira), Isabele promove novas palestras direcionadas aos alunos da escola do Serviço Nacional da Indústria (Senai), uma às 10 e outra às 15 horas, no Cineteatro.

No mesmo ambiente, mas em 14 de setembro (quinta-feira), o Raps promove o “3° Encontro da Rede Intersetorial de Prevenção e Posvenção do Suicídio”, ação que envolverá profissionais de múltiplas vertentes para discutir o manejo adequado das situações de crise de comportamento suicida no ambiente de trabalho. Terá início às 13h30 e as inscrições podem ser feitas no link bit.ly/EncontroIntersetorialdePrevencaoaoSuicidio de forma gratuita.

Por fim, a partir das 13 horas do dia 21 (quinta-feira), a prefeitura promove uma reunião de jovens e profissionais da Saúde na praça Papa João XXIII, situada no bairro do Sesc, para o “1º Encontro pela Vida”, no qual a região receberá atividades esportivas e culturais diversas, incluindo uma oficina destinada à montagem de pipas amarelas que enfeitarão o céu ao longo da tarde.

Dulce comenta que o complemento da campanha se dará por meio de iniciativas diversas nas unidades básicas de saúde (UBSs) da cidade. “Teremos ações específicas para cada unidade ao longo do mês, seguindo também com o atendimento regular nas quatro unidades do Centro de Atendimento Psicossocial (Caps) da cidade. Nosso trabalho é diário, pois cada um dos 24 postos de saúde do município conta com ao menos um psicólogo pronto para atender. Queremos que todos saibam que a ajuda pode estar mais perto do que se imagina”, destacou.

Crédito das fotos: Luana Bergamini/Secop Suzano

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher