Havia, pois, já de muito tempo este costume em Israel, quanto à remissão e contrato, para confirmar todo negócio, que o homem descalçava o sapato e o dava ao seu próximo; e isto era por testemunho em Israel. Rute 4.7
Boaz estava apaixonado por Rute, a nora viúva de Noemi. Ele se enamorou dela desde o primeiro dia em que a viu pegando no seu campo as sobras da colheita, as quais, segundo as Escrituras, eram deixadas para os pobres (Lv 19.9,10). Isso era providência do Céu, para que Noemi, a sogra da moabita que a seguiu até Belém, fosse recompensada com a decisão de amor da nora. Rute não sabia o que lhe sucederia ao chegar aonde Noemi residiria, mas entendia que era seu dever acompanhá-la nessa jornada!
Poucas pessoas são capazes de agir como Rute agiu: deixar a sua mocidade, seu país e sua cultura, sem saber se encontraria alguém para se casar, já que era viúva (Rt 1.16,17). Ela foi tocada pelo Senhor, e o seu amor pela sogra foi recompensado: Rute se tornou a bisavó do rei Davi (Rt 4.21,22). Não se pode servir a Deus visando obter lucros; é preciso se oferecer e proceder conforme Ele quer, mesmo que isso signifique não encontrar alguém para se casar, ou passar por privações.
Há pessoas pelo mundo que imitam o exemplo de Rute, agindo desinteressadamente, tendo atitudes nobres como a dela. Não era de se esperar que a moabita se tornaria ancestral do próprio Filho de Deus, quando Se encarnou para vir nos salvar da perdição eterna (Lc 3.32). O coração carinhoso de Rute também encontrou um lugar especial no Senhor. A sua recompensa por tamanha ousadia se deu pela ação divina. Que sucesso teve essa mulher fiel!
Deus ainda guarda e ajuda aqueles que obedecem ao Seu toque e se despem do que poderiam ter nas obras da carne, para cumprir um propósito específico vindo do Céu. O Senhor nos dirige e nos veste de alegria para realizar a Sua vontade, fazendo-nos deixar a vaidade e tantas coisas das quais poderíamos desfrutar, a fim de conduzir os perdidos à glória do Criador. Que ato poderia ser mais nobre do que este pelo fato de confiar em Deus?
Hoje, muitos se encontram nos campos missionários, sofrendo perseguição e ameaça pelo simples fato de cumprirem a tarefa delegada pelo Senhor! Os amigos e aqueles que foram abençoados por eles já não se lembram de que esses chamados levam a Luz da vida a quem perece nas trevas. Esses abnegados serão alvo da tremenda recompensa e do amor do justo Juiz no Dia da eternidade (Mt 5.10-12). Bom é ser obediente!
Jesus explicou por que Ele havia convidado os que estavam à Sua direita para entrar e possuir o Reino preparado para eles: Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me (Mt 25.35,36). Há algo melhor a fazer do que obedecer ao Ide do Mestre? Quem não vai deve ajudar os que estão indo!
Você também tiraria o sapato para dar a Cristo, dizendo que aceita o chamado dEle para sua vida? O parente remidor, ao ver o que estava implícito nos bens que receberia, por fazer uso do seu direito, declinou a sua preferência. Desse modo, Boaz pôde entrar na genealogia do Senhor.
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares