Ações ocorreram nos bairros Jardim Cacique e Jardim Suzanápolis, com atuação de agentes do Canil e da Força Patrulha
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano apresentou à Polícia Civil, na última quinta-feira (31/08), duas ocorrências de localização de drogas em bairros diferentes do município que totalizadas somam 1,5 quilo. Em uma delas, uma pessoa foi presa em flagrante e teria confessado que estaria no local desde o dia anterior (30/08) promovendo o tráfico de entorpecentes.
No primeiro caso, que culminou com a detenção do suspeito, agentes da Força Patrulha localizaram 44 pinos de crack, 22 invólucros de cocaína e 19 papelotes de maconha, perfazendo 170 gramas, em um terreno próximo à rua Rio Grande do Norte, no Jardim Cacique, por volta das 6h50. Ainda foram encontrados uma folha de caderno com anotações sobre a contabilidade do tráfico e mais R$ 182, que também foram apresentados à Delegacia Central de Polícia.
O crime foi descoberto durante patrulhamento pelo bairro após uma movimentação incomum chamar a atenção dos agentes em um terreno, local que acabou se revelando ser um espaço de venda de entorpecentes. Quando os GCMs desceram da viatura, parte do grupo conseguiu escapar, porém um dos indivíduos buscou se esconder atrás de um arbusto, mas foi descoberto. Questionado pela Força Patrulha, ele teria confessado o tráfico e foi preso em flagrante. Assim como todo material localizado, o homem também foi encaminhado para a delegacia.
Mais tarde, perto das 15h30, após denúncia anônima, agentes do Canil encontraram na rua Vicente Ferreira, no Jardim Suzanópolis, 672 porções de crack, 261 de maconha e 267 de cocaína, resultando em 1,39 quilo. Ao tomar conhecimento do caso, os GCMs se dirigiram até o local da denúncia, logo abaixo da pista do Trecho Leste do Rodoanel Mário Covas (SP-21), e avistaram uma quantidade de pessoas que fugiram com a chegada do grupamento.
Acionado, o cão Taurus encontrou uma sacola com as drogas e os agentes do Canil encaminharam todo o material para a Delegacia Central. Essa ação teve apoio da Força Patrulha.
Para o secretário municipal de Segurança Pública, Afrânio Evaristo da Silva, o recolhimento dos entorpecentes das ruas mostra o comprometimento da GCM contra o tráfico em Suzano. “Estamos em busca de uma cidade cada vez mais segura, e dentro desse entendimento está nosso combate à venda de entorpecentes. Independentemente da quantidade localizada nas mãos dos criminosos, vamos fazer nosso trabalho, que é o recolhimento deste material e a apresentação à Polícia Civil, se possível com o suspeito detido”, destacou o chefe da pasta.
Crédito das fotos: Divulgação/Secop Suzano