InícioSuzanoSuzano participa do Fórum Internacional de Educação do Alto Tietê a partir...

Suzano participa do Fórum Internacional de Educação do Alto Tietê a partir desta terça

Evento será realizado virtualmente nos dias 5, 12, 19 e 26 de setembro e 3 de outubro, entre 19 e 21 horas; a programação pode ser conferida no site

Com participação de especialistas estrangeiros, do secretário municipal de Educação, Leandro Bassini, e de 1,2 mil professores da cidade de Suzano, começam nesta terça-feira (05/09), às 19 horas, as atividades do 4º Fórum Internacional de Educação Municípios do Alto Tietê. O evento virtual será realizado nas quatro terças-feiras de setembro (5, 12, 19 e 26/09) e na primeira terça-feira do mês de outubro (03/10), por meio do link  youtube.com/c/FórumEducaçãoAltoTietê. A programação completa está disponível no site forumeducacaoaltotiete.com.br.

O evento é organizado pelas secretarias de Educação de Suzano, Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Igaratá, Itaquaquecetuba,  Mairiporã, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Branca e Santa Isabel, sendo voltado especialmente para o público que trabalha no segmento com o objetivo de promover um espaço de formação, reflexão, colaboração e troca de experiências. A abertura da programação conta com uma palestra internacional da professora argentina Alejandra Dubovik, especialista em trabalho com crianças em múltiplas linguagens. Essa atividade terá como coordenador da mesa o sociólogo e consultor educacional Cesar Callegari.

Bassini será o mediador da atividade que ocorrerá no dia 12, às 19 horas. Na oportunidade, será discutido o tema “Imaginação, sensibilidade e representação: contribuições das artes para uma educação integral”, que contará com palestra da professora emérita da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Anhembi Morumbi, Ana Mae Tavares Bastos Barbosa. A apresentação versará sobre a criatividade individual trabalhada pela Arte/Educação Modernista e pela criatividade coletiva presente nas experiências pós-modernas e culturalistas do ensino das Artes. Também participará da atividade a professora da Escola Municipal Professor José Cardoso dos Santos, localizada no bairro Jardim São Bernardino, Amanda Esteves Rodrigues.

Em 19 de setembro o debate abrirá espaço para o tema “Brincar é uma importante forma de aprender: ludicidade, interações e experiência”, com a palestrante, ativista, pesquisadora e formadora Adriana Friedmann, que é criadora e coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Simbolismo, Infância e Desenvolvimento e do Mapa da Infância Brasileira (Nepsid). No dia 26 será a vez de abordar as “Histórias e Culturas Indígenas e Afro-Brasileiras na escola: políticas afirmativas em ação” com as especialistas Nilma Lino Gomes, que foi reitora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab); e Cristine Takuá, membro fundadora do Fórum de Articulação dos Professores Indígenas do Estado de São Paulo (Fapisp).

Para encerrar a programação, em 3 de outubro, a atividade final contemplará as “Memórias, paisagens, comunidades e patrimônios: a construção de currículos e projetos pedagógicos multiculturais”, com palestra do pró-reitor adjunto de Graduação da USP, Marcos Garcia Neira. No âmbito do Grupo de Pesquisas em Educação Física escolar (www.gpef.fe.usp.br ), em que é bolsista de Produtividade em Pesquisa, ele investiga questões curriculares.

De acordo com o secretário Bassini, o fórum representa uma grande oportunidade para a discussão de temas relevantes entre os profissionais da área. “Serão reunidos especialistas de várias unidades de referência que poderão compartilhar seu conhecimento e suas experiências com os participantes. Nossos professores poderão ter acesso a uma gama de informações extremamente relevantes sobre os assuntos que permeiam a educação neste momento e que serão pilares do setor nas próximas décadas”, destacou o chefe da pasta.

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher