Cooperação técnica entre Prefeitura de Suzano e Uninove permite que estudantes do 5º ano tenham conhecimentos sobre os processos de funcionamento e regulação dos atendimentos
A equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Suzano recebeu alunos do 5º ano de medicina da Universidade Nove de Julho (Uninove) de Guarulhos para realização de estágio sobre o processo de funcionamento e regulação referentes aos atendimentos no setor entre o mês de agosto e a primeira semana de setembro. A atividade é parte de um Acordo de Cooperação Técnica firmado em 2022 entre a prefeitura e a instituição de ensino superior, que começou a ser implementado em fevereiro e marca sua nova etapa ao longo deste segundo semestre, contemplando a nona turma do curso.
A diretora da Rede de Urgência e Emergência (RUE), Cintia Steffens Watanabe, esteve na última segunda e quinta-feira (04/09 e 31/08) na sede do serviço, localizado na avenida Governador Mário Covas, a Marginal do Una, no bairro Vila Amorim, para acompanhar uma das atividades referentes à disciplina “Saúde Coletiva”. Na ocasião, ela foi recepcionada pela coordenadora do Samu de Suzano, Giselda Rodrigues, e pelo enfermeiro Gean Costa, além de toda a equipe de apoio.
Pelo acordo, a Secretaria Municipal de Saúde garante aos alunos o acompanhamento técnico nas tarefas rotineiras do Samu. Um grupo de instrutores (preceptores) formado por médicos e enfermeiros do setor, orientam os estudantes sobre as atividades desenvolvidas no dia a dia com o objetivo de desenvolver a capacidade de tomada de decisão no momento do recebimento das chamadas.
Nas atividades envolvidas nesta orientação, a equipe técnica do Samu apresenta aos universitários como é feita a avaliação clínica para cada demanda, refinando o conhecimento sobre o que deve ser definido para cada atendimento como, por exemplo, a quantidade, a especialidade dos profissionais que devem ser deslocados para os serviços e o momento adequado para o atendimento por ambulância básica ou avançada.
Para a diretora da RUE, a iniciativa tem o objetivo de mostrar a atenção especial que a pasta tem dado a essa parceria. “Aproveitamos a oportunidade para cumprimentar acadêmicos e preceptores envolvidos neste importante convênio que garante ensinamentos valiosos para a formação dos estudantes. Também abordamos os serviços de saúde existentes na rede e reforçamos a interlocução entre as áreas técnicas e das equipes lideradas pelo secretário Pedro Ishi”, Cintia.
Pedro Ishi destacou o valor da experiência para os estudantes. “O acompanhamento proporcionado por essa cooperação agrega muito conhecimento a quem participa, já que são compartilhadas inúmeras informações referentes ao Samu. Entre outras atividades, são promovidas discussões dos casos clínicos com os médicos e enfermeiros e simulação realística do atendimento. As tarefas contribuem com a formação dos futuros profissionais, desenvolvendo neles o interesse por esse serviço e pelo Sistema Único de Saúde, o SUS”, ressaltou o chefe da pasta.
Crédito das fotos: Glaucia Paulino/Secop Suzano