InícioSuzanoSuzano conta com cidades-irmãs nos Estados Unidos, Japão e China

Suzano conta com cidades-irmãs nos Estados Unidos, Japão e China

Município brasileiro mantém contato com a cidade japonesa de Komatsu, a americana Lauderhill e as chinesas YuYao e Xiashan

Neste Dia dos Irmãos, comemorado em 5 de setembro, Suzano celebra a irmandade com as cidades de Komatsu, no Japão; de Lauderhill, nos Estados Unidos; e de YuYao e de Xiashan, na China. As parcerias reforçam a visibilidade suzanense em âmbito mundial e realçam os aspectos culturais e econômicos que aproximam as cidades-irmãs.

Dos quatro municípios, Komatsu é o que tem o laço mais antigo. A cidade nipônica está localizada a 18,5 mil quilômetros de Suzano, na província de Ishikawa, no litoral do Mar do Japão. Tem uma população estimada em 108.704 pessoas e uma área total de 371,13 quilômetros quadrados. A parceria com o município paulista se mantém há 51 anos. 

“Foi em 1972 que o tratado de irmandade foi assinado, tendo uma boa e duradoura relação de mais de meio século. Inclusive, no último ano, quando celebramos o centenário do Japão em Suzano, bem como os 50 anos de irmandade com Komatsu, organizamos um intercâmbio cultural”, contou o prefeito Rodrigo Ashiuchi. 

Em setembro de 2022, a Secretaria Municipal de Cultura e a Divisão de Turismo e Intercâmbio Cultural de Komatsu realizaram a “1ª Mostra Cultural Suzano-Komatsu” no Casarão da Memória Antônio Marques Figueira. A ação fez parte de uma série de eventos que celebraram o Centenário da Imigração Japonesa em Suzano e o Cinquentenário da Irmandade com Komatsu, que incluiu a troca de obras de arte e materiais artísticos e culturais entre os municípios.

No oriente, o chefe do Executivo suzanense assinou dois tratados de irmandade e colaboração mútua na China com YuYao, cidade de nível de condado no nordeste da província de Zhejiang, e Xiashan, cidade-distrito pertencente a Zhanjiang.

Com 1,3 milhão de habitantes, YuYao tem sua economia voltada para a agricultura e a indústria, em especial de materiais elétricos, plásticos, ferramentas e tecnologia. “YuYao é a 13ª maior economia de Zhejiang e tem registrado um crescimento robusto nos últimos anos. Suzano, que é uma cidade de 74 anos, tem muito a aprender e a crescer com essa parceria na área cultural e, principalmente, empresarial”, reforçou Ashiuchi.

A cidade de Xiashan integra um bloco de quatro distritos de Zhanjiang e conta com pouco mais de 8,04 milhões de habitantes. A região se destaca no desenvolvimento econômico e ecológico, com forte atuação nos setores da agricultura e empresarial. 

“Nos anos de 2018 e 2019, assinei pessoalmente os tratados de irmandade com Xiashan e de YuYao, respectivamente. Em meio ao trato para intercâmbio cultural, também coloquei Suzano no radar para recebimento de empresas e investimentos, haja visto que Xiashan é conhecida pela forte produção de alimentos e YuYao tem sua economia voltada para a agricultura e a indústria”, detalhou o prefeito. 

Já nos Estados Unidos, Suzano tem ligação com a cidade de Lauderhill, cidade localizada no Estado da Flórida, por meio do projeto de lei 4.176/07, que expressa a intenção dos dois municípios de promover a troca de conhecimento relacionado às raízes étnicas, folclóricas e musicais, visando à difusão de obras culturais, turísticas, desportivas, políticas e sociais.

Para Ashiuchi, a irmandade reafirma a capacidade que Suzano tem de se articular com cidades importantes no cenário internacional. “Mais do que os laços culturais com o povo oriental e americano, nós garantimos, a partir desses tratados, muito aprendizado e conhecimento. Com as práticas adotadas por essas cidades, podemos nos desenvolver em vários aspectos econômicos e sociais. Também mostramos o valor do nosso município e compartilhamos nossas experiências”, finalizou o prefeito.

Crédito das fotos: Divulgação/Secop Suzano

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher