Município brasileiro mantém contato com a cidade japonesa de Komatsu, a americana Lauderhill e as chinesas YuYao e Xiashan
Neste Dia dos Irmãos, comemorado em 5 de setembro, Suzano celebra a irmandade com as cidades de Komatsu, no Japão; de Lauderhill, nos Estados Unidos; e de YuYao e de Xiashan, na China. As parcerias reforçam a visibilidade suzanense em âmbito mundial e realçam os aspectos culturais e econômicos que aproximam as cidades-irmãs.
Dos quatro municípios, Komatsu é o que tem o laço mais antigo. A cidade nipônica está localizada a 18,5 mil quilômetros de Suzano, na província de Ishikawa, no litoral do Mar do Japão. Tem uma população estimada em 108.704 pessoas e uma área total de 371,13 quilômetros quadrados. A parceria com o município paulista se mantém há 51 anos.
“Foi em 1972 que o tratado de irmandade foi assinado, tendo uma boa e duradoura relação de mais de meio século. Inclusive, no último ano, quando celebramos o centenário do Japão em Suzano, bem como os 50 anos de irmandade com Komatsu, organizamos um intercâmbio cultural”, contou o prefeito Rodrigo Ashiuchi.
Em setembro de 2022, a Secretaria Municipal de Cultura e a Divisão de Turismo e Intercâmbio Cultural de Komatsu realizaram a “1ª Mostra Cultural Suzano-Komatsu” no Casarão da Memória Antônio Marques Figueira. A ação fez parte de uma série de eventos que celebraram o Centenário da Imigração Japonesa em Suzano e o Cinquentenário da Irmandade com Komatsu, que incluiu a troca de obras de arte e materiais artísticos e culturais entre os municípios.
No oriente, o chefe do Executivo suzanense assinou dois tratados de irmandade e colaboração mútua na China com YuYao, cidade de nível de condado no nordeste da província de Zhejiang, e Xiashan, cidade-distrito pertencente a Zhanjiang.
Com 1,3 milhão de habitantes, YuYao tem sua economia voltada para a agricultura e a indústria, em especial de materiais elétricos, plásticos, ferramentas e tecnologia. “YuYao é a 13ª maior economia de Zhejiang e tem registrado um crescimento robusto nos últimos anos. Suzano, que é uma cidade de 74 anos, tem muito a aprender e a crescer com essa parceria na área cultural e, principalmente, empresarial”, reforçou Ashiuchi.
A cidade de Xiashan integra um bloco de quatro distritos de Zhanjiang e conta com pouco mais de 8,04 milhões de habitantes. A região se destaca no desenvolvimento econômico e ecológico, com forte atuação nos setores da agricultura e empresarial.
“Nos anos de 2018 e 2019, assinei pessoalmente os tratados de irmandade com Xiashan e de YuYao, respectivamente. Em meio ao trato para intercâmbio cultural, também coloquei Suzano no radar para recebimento de empresas e investimentos, haja visto que Xiashan é conhecida pela forte produção de alimentos e YuYao tem sua economia voltada para a agricultura e a indústria”, detalhou o prefeito.
Já nos Estados Unidos, Suzano tem ligação com a cidade de Lauderhill, cidade localizada no Estado da Flórida, por meio do projeto de lei 4.176/07, que expressa a intenção dos dois municípios de promover a troca de conhecimento relacionado às raízes étnicas, folclóricas e musicais, visando à difusão de obras culturais, turísticas, desportivas, políticas e sociais.
Para Ashiuchi, a irmandade reafirma a capacidade que Suzano tem de se articular com cidades importantes no cenário internacional. “Mais do que os laços culturais com o povo oriental e americano, nós garantimos, a partir desses tratados, muito aprendizado e conhecimento. Com as práticas adotadas por essas cidades, podemos nos desenvolver em vários aspectos econômicos e sociais. Também mostramos o valor do nosso município e compartilhamos nossas experiências”, finalizou o prefeito.
Crédito das fotos: Divulgação/Secop Suzano