InícioItaquaquecetubaSaúde de Itaquá mantém ritmo de avanço com novos equipamentos e melhorias...

Saúde de Itaquá mantém ritmo de avanço com novos equipamentos e melhorias no atendimento

Resultado dos trabalhos realizados neste ano são positivos

O balanço apresentado pela Secretaria de Saúde de Itaquaquecetuba, para marcar o aniversário de 463 anos da cidade, aponta o ritmo acelerado de melhorias. O avanço é visto através dos novos equipamentos entregues, do aumento no número de atendimentos e, principalmente, na qualidade do serviço prestado.

“Sabemos que a saúde enfrenta grandes desafios, mas temos uma equipe unida, pronta para cada situação, e fortalecida para fazer a mudança. O resultado disso está sendo visto no dia a dia, em cada uma das nossas unidades de saúde”, disse a secretária interina de Saúde, Kelly Gasparini.

Ainda no combate à Covid-19, a pasta iniciou 2023 reforçando as campanhas de vacinação nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nos mutirões aos fins de semana, no formato casa a casa com a busca ativa. A pasta também ampliou as ações de vacinação contra a gripe, meningite, poliomielite e febre amarela.

Entre os equipamentos em obras e que em breve serão inaugurados, a pasta iniciou a construção da UBS Jardim Tropical, que está recebendo R$ 1,5 milhão de investimento para atender pelo menos oito bairros. Além dela, as Unidades de Saúde da Família (USFs) do Pequeno Coração e Josely, assim como a UBS Jardim do Carmo, passam pelos últimos ajustes da reforma e serão reinauguradas em breve.

Entre as unidades entregues neste ano, o destaque fica por conta da UBS Fortuna, que realiza cerca de 7 mil atendimentos por mês de 11 bairros do entorno. Outra grande novidade foi a inauguração do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Infantojuvenil, que atende crianças e adolescentes com transtornos mentais, e da Residência Terapêutica, que abriga pessoas que deixaram hospitais psiquiátricos de longa permanência.

Atendimentos

Apenas entre janeiro e agosto deste ano, o serviço de urgência e emergência, que engloba o Centro de Saúde (CS) 24 horas, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o Centro de Saúde Infantil (CSI), realizaram mais de 365 mil atendimentos. O maior volume ocorreu na UPA, com 141.381, seguido do CS 24h, com 137.848, e o CSI, com 85.959. Além disso, a pasta realizou, de janeiro a julho, 323 mil exames laboratoriais, coletas de sangue, urina, fezes, entre outros.

Na carreta Mais Exames Itaquá, estacionada na Vila São Carlos, foram realizados mais de 11 mil exames de ultrassom. O espaço também promoveu 2.134 consultas oftalmológicas e 486 cirurgias de catarata. “Saúde sempre foi prioridade na nossa administração. Hoje estamos vendo a transformação de toda a rede de atendimento, com informatização, rapidez e, principalmente, qualidade no acolhimento”, completou o prefeito Eduardo Boigues.

Fotos: Caroline Assis

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher