Atividades culturais nos bairros e abertura de editais marcam o desenvolvimento do setor na cidade
A Secretaria de Cultura de Itaquaquecetuba segue dando importantes passos para a difusão cultural no município. Com a implantação de políticas de descentralização e de valorização dos artistas, a pasta comemora as atividades realizadas neste ano.
“Itaquá tem um enorme potencial cultural que infelizmente ficou esquecido por muitos anos. Ao chegar na secretaria, conseguimos resgatar projetos e implantar novos que estão alcançando mais públicos”, destacou a secretária de Cultura, Maria Ana Rosa.
Um dos principais projetos é o Cultura Itinerante, que visitou diferentes bairros e levou música, dança, artesanato e ações de saúde para todas as idades. O objetivo da proposta é aproximar as famílias da arte e da cultura por meio do uso do espaço público.
Para além das ações nas ruas, a sede da pasta reforçou as formações com oficinas oferecidas de maneira gratuita para os 1.609 alunos matriculados nos cursos de teatro, dança contemporânea, ballet clássico, canto coral cênico, violão, teclado e capoeira.
No mesmo espaço, a Biblioteca Aroldo de Azevedo recebeu os tradicionais encontros literários. A estrutura conta com mais de 9 mil exemplares e só neste ano, mais de 1,5 mil livros foram emprestados e mais de 2,6 pessoas foram atendidas dentro das atividades.
A Lei Paulo Gustavo ganhou destaque com uma série de encontros para debater a aplicação da lei no município, que foi aprovada com antecedência e, neste momento, está em fase de abertura dos editais, que são fundamentais para artistas independentes atuarem em parceria com a prefeitura.
Outro espaço de destaque é o Centro de Artesanato, que hoje conta com 35 artesãs aquecendo a economia criativa da cidade. Ao lado da estrutura, que fica no centro da cidade, a pasta está recuperando o Museu Municipal, que neste ano recebeu a exposição A Paixão de Cristo e a visita de 3 mil pessoas.
“A cultura é um dos grandes destaques quando falamos de trabalho em desenvolvimento. Estamos levando educação, senso de comunidade e pertencimento, que é o que queremos causar em toda a população. Isso nos motiva a continuar”, completou o prefeito Eduardo Boigues.
Fotos: Dayane Oliveira