InícioRibeirão PìresSetembro Amarelo: Rede de Atenção Psicossocial de Ribeirão Pires reforça atendimento na...

Setembro Amarelo: Rede de Atenção Psicossocial de Ribeirão Pires reforça atendimento na cidade

Prefeitura realizou 13 mil atendimento voltados à saúde mental no primeiro semestre deste ano

O Setembro Amarelo é o mês dedicado à valorização da vida e ao bem-estar emocional. Em Ribeirão Pires, a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) oferece grupos de apoio, nas unidades básicas de saúde, e atendimento especializado para pacientes com transtornos graves e persistentes, em três unidades do CAPs (Centros de Apoio Psicossocial). Até o fim deste mês, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, promove programação especial de conscientização voltada à saúde mental. 

Entre as ações de destaque, no dia 27 de setembro, os CAPs irão promover roda de conversa para debater prevenção ao suicídio e a importância da rede de apoio. Além disso, oficinas nas unidades e intervenções psicoeducativas também serão realizadas em pontos de movimento da cidade. 

As unidades básicas de saúde vão reforçar os cuidados à saúde mental com palestras e rodas de conversas com os pacientes. Na campanha Setembro Amarelo, as equipes irão fortalecer o trabalho já realizado pela Atenção Básica de forma permanente. As unidades contam com atendimentos individualizados e coletivos, grupos de psicoterapia e atividades alternativas, como arteterapia e caminhadas terapêuticas.

Em Ribeirão Pires, a Rede de Atenção Psicossocial é formada pela UPA (Unidade de Pronto Atendimento – para casos de urgência/emergência), unidades da Atenção Primária (USFs e UBSs), Centro de Especialidades Médicas, três CAPs e Hospital Maternidade São Lucas. 

Em 2023, a Secretaria de Saúde registrou 13 mil atendimentos psicológicos individuais realizados pela equipe de psicólogos da rede. Os serviços são interligados de forma a criar uma rede capaz de fornecer assistência abrangente às pessoas que enfrentam transtornos mentais e problemas relacionados ao uso de substâncias químicas, bem como às suas famílias, atendendo às diversas necessidades.

 “Nossa rede é plural, com atendimentos de diferentes graus de complexidade e promovendo uma assistência integral. O cuidado com a saúde mental é para todos, e os estigmas precisam ser derrubados”, enfatizou o secretário de saúde de Ribeirão Pires, Audrei Rocha. 

Os cuidados na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) são organizados de acordo com a condição clínica dos pacientes. Os casos graves e persistentes recebem atendimento nas unidades do CAPS, que são modalidades II, e subdivididas em unidade adulto, infantil e Álcool e Drogas. Através da equipe multidisciplinar são realizados atendimentos individuais e em grupo, acompanhamentos, atendimento psicológico, ações de reabilitação social, oficinas e atividades terapêuticas. 

“A Rede de Apoio desempenha papel de promoção da saúde mental e no bem-estar da população. Seu impacto é evidente na melhoria da qualidade de vida das pessoas” disse a psicóloga do CAPS de Ribeirão Pires, Danielle Olivares.

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo on De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos on De mulher para Mulher