InícioMogi das cruzesPrefeitura de Mogi das Cruzes tem ações e programação alusivas ao Setembro...

Prefeitura de Mogi das Cruzes tem ações e programação alusivas ao Setembro Amarelo

Setembro é o mês em que ocorre uma mobilização em todo o país em torno da discussão da prevenção do suicídio, pela campanha denominada Setembro Amarelo. E a Prefeitura de Mogi das Cruzes faz parte desse movimento, com ações permanentes e também pontuais alusivas ao tema, investindo diretamente na saúde mental e emocional dos servidores. A preocupação é latente, principalmente diante dos reflexos negativos do período pandêmico. 

Por meio da Secretaria Municipal de Gestão Pública, o prefeito Caio Cunha implantou, em 2021, a Coordenadoria de Gestão de Pessoas, responsável pelo gerenciamento do Programa Escuta em Ação, que promove uma escuta solidária por meio de conversas com as mais diversas equipes e setores da Administração Municipal. 

Os resultados desses encontros servem como pauta do plano de ação de curto prazo, incluindo os encaminhamentos de servidores para o Programa Livre, outra iniciativa que prioriza e valoriza a saúde mental dos servidores. 

O Programa Livre oferece atendimento psicossocial gratuito para os servidores municipais, assim como palestras e encontros sobre temas importantes para promover o bem-estar dos colaboradores e o pleno desenvolvimento das atividades do cotidiano. “Sabemos que a saúde mental e emocional é fundamental para uma vida equilibrada, por isso queremos cuidar de quem cuida da nossa cidade, oferecendo apoio e tratamento sempre que houver necessidade”, explica o secretário municipal de Gestão Pública, Jony Rodrigues.

Neste ano, o novo contrato do plano de saúde dos servidores municipais, firmado após finalização do processo licitatório, ampliou a disponibilidade de psicólogos aos servidores, passando de dois para sete profissionais – o que representa um acréscimo de 250%. Os psicólogos promovem atendimentos descentralizados, ou seja, em diferentes prédios da Administração Municipal para facilitar o acesso dos usuários, refletindo positivamente no número de atendimentos, que é de cerca de 130 atendimentos mensais.

Os Programas Escuta e Ação e o Programa Livre surgiram como resposta aos apontamentos e resultados da pesquisa de clima organizacional que a atual gestão realizou ainda em 2021, com o apoio da consultoria GPTW (Great Place To Work). O estudo possibilitou ouvir os servidores para que eles pudessem se manifestar sobre suas necessidades e anseios, de modo que a Administração pudesse tomar ações direcionadas e responsivas para atender as reais necessidades dos servidores.

Setembro Amarelo 

O dia 10 deste mês é oficialmente o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio e o Setembro Amarelo é a maior campanha antiestigma do mundo. Em 2023, o lema é “Se precisar, peça ajuda!”, que será abordado no próximo dia 13 de setembro, durante o I Fórum Municipal da RAPS –  Prevenção ao Suicídio: Ações de Vigilância e Cuidado em Rede. 

O evento é direcionado para qualquer trabalhador, público ou privado, e será realizado na Escola de Empreendedorismo e Inovação, que fica na rua Senador Dantas, 326, no Centro. Os interessados devem realizar a inscrições pelo link: 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSep1SP-uw_gY26xShdQiIf9CVoRXDTw0jeP6OnTp9PZZKvOvw/viewform

No dia 20 de setembro, o Programa Livre também oferecerá palestras e orientações para os servidores. A primeira atividade será realizada no dia 20 de setembro, no Auditório do prédio-sede do Executivo e terá como foco um debate sobre a prevenção ao suicídio.

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo on De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos on De mulher para Mulher