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Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes apresentou a Revista Meu Lugar e as Orientações Didáticas em seminário nacional

A Revista Meu Lugar e as Orientações Didáticas, desenvolvidas pelo Departamento Pedagógico (Deped)  da Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes foram os dois únicos projetos de prefeituras apresentados no II Seminário Nacional de Educação Integral, promovido pela Universidade Federal da Bahia. Os trabalhos mogianos foram destaques no evento, que contou com a participação de entidades, universidades e representantes da área educacional de diferentes regiões do Brasil.

“Estabelecemos contato com algumas pessoas do MEC, que elogiaram muito os trabalhos. Conversamos com a Jaqueline Moll, uma referência na educação integral nacionalmente e ficou impressionada com nosso trabalho. Foi muito importante participar e construir essas pontes”, contou a secretária de Educação, Patrícia Helen Gomes dos Santos, que representou a cidade no seminário junto à técnica pedagógica Cintia Oliveira.

A Revista “Meu Lugar” retrata bairros e distritos da cidade, trazendo suas pecualiaridades e fortalecendo o sentimento de pertencimento. A primeira edição foi sobre patrimônio material e imaterial do município. As seguintes abordaram o Bairro Beija-Flor e o distrito de Taiçupeba. Nesta quinta-feira (14/09) será lançada a quarta edição, que terá como tema Jundiapeba, incluindo uma referência ao projeto Mogi 500 anos, voltado para o planejamento da cidade para os próximos 37 anos.

As Orientações Didáticas são documentos norteadores das ações pedagógicas da rede municipal de ensino com foco na recuperação, recomposição e ampliação das aprendizagens. São enviadas bimestralmente para as unidades escolares. Desenvolvido com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU, é um documento interdisciplinar, que permite ao professor adequar os conteúdos à realidade de cada turma. É considerado um material de excelência pelo Instituto Gesto, ligado à Fundação Lemann. 

A secretária destaca ainda a importância das reflexões trazidas pelo seminário nacional. “Uma questão importante que foi destacada no seminário é sobre a diferença entre a educação integral e a jornada estendida. A educação integral é trabalhar todas as necessidades que o aluno tem e em todas as suas linguagens, o que pode acontecer tanto no parcial quanto na jornada estendida no tempo integral”, observou a secretária.

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