Ação, que segue em seu segundo mês, explorando títulos de adaptações literárias no cinema
Nesta sexta-feira (15), o CHL – Centro Histórico e Literário Ricardo Nardelli (Rua Miguel Prisco, 286 – Centro), sedia, a partir das 18h30, mais uma edição do projeto Grandes Livros no Cinema, ação que visa o fomento da literatura na Estância, analisando títulos de adaptações literárias para as telonas. Desta vez, a obra a ser explorada é ‘A Cor Púrpura’, da autora Alice Walker, que conta a história de Celie, uma mulher pobre e negra, do Sul dos Estados Unidos.
A Cor Púrpura narra a brutalidade sofrida pela protagonista desde a infância. A jovem Celie escreve cartas para Deus e para a irmã, missionária na África, com uma linguagem peculiar que assume ritmo e cadência próprios e líricos à medida em que a adolescente cresce e começa a arregimentar experiências e amigos. Entre eles, a inesquecível Shug Avery, cantora, amante de Albert e responsável por uma sensível melhora na rotina de Celie.
Marcilio Duarte, diretor de Patrimônio Histórico de Ribeirão Pires, e coordenador da atividade, comenta que “apesar da dramaticidade de seu enredo, A cor púrpura não se resume às lágrimas derramadas pelo leitor diante das perversidades aqui relatadas – e longe de serem apenas fruto da imaginação de Alice Walker. Por trás da triste história de Celie, há uma crítica à relação entre homens e mulheres, ao poder dado ao homem em uma sociedade que ainda hoje luta por igualdade entre gêneros, etnias e classes sociais. Um livro que retrata um pedaço do mundo no início do século XX, mas que nos mostra a atualidade de determinadas questões”.
A ação gratuita acontece todas as sextas-feiras no CHL, trazendo sempre uma obra diferente para ser explorada e debatida.
Grandes Livros no Cinema
Data: 15/09
Horário: 18h30
Local: Centro Histórico e Literário Ricardo Nardelli ( Rua Miguel Prisco, 286 – Centro)
Classificação Indicativa: 14 anos
Entrada Franca