InícioSuzanoSaúde realiza 3º Simpósio Intersetorial de Prevenção e Posvenção ao Suicídio

Saúde realiza 3º Simpósio Intersetorial de Prevenção e Posvenção ao Suicídio

Iniciativa realizada nesta quinta-feira (14/09), no Cineteatro Wilma Bentivegna, foi acompanhada pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi e pelo secretário Pedro Ishi

A Secretaria de Saúde de Suzano, por meio da Rede de Atenção Psicossocial (Raps), realizou nesta quinta-feira (14/09) o 3º Simpósio Intersetorial de Prevenção e Posvenção ao Suicídio, atividade que faz parte da campanha “Setembro Amarelo” e aborda o tema “Se Precisar, Peça Ajuda”. O evento, que ocorreu no Cineteatro Wilma Bentivegna, também contou com as presenças do prefeito Rodrigo Ashiuchi e do chefe da pasta, Pedro Ishi.

Na oportunidade, a ação foi direcionada a 120 profissionais de múltiplas vertentes da administração municipal e membros da sociedade civil visando discutir o manejo adequado das situações de crise de comportamento suicida nos diversos ambientes. As orientações foram ministradas pela enfermeira e suicidologista Isabele Trindade que tratou de temas como técnicas ideais de abordagem e prevenção do suicídio, casos em ambientes hospitalares, situações de crise, entre outros tópicos de comportamento e análise mental.

Ao longo da iniciativa também foi reforçado o valor de escutar e dar a devida importância ao tema com a execução de atos simples, mas capazes de salvar vidas, como ouvir atentamente e respeitar a pessoa em risco. Posturas que podem ser fundamentais para a manutenção da vida passam diretamente pelo reconhecimento do risco, além de não exercer qualquer tipo de julgamento para, na sequência, conduzir a pessoa ao cuidado necessário.

Esta última etapa, por exemplo, compreende direcionar a atenção e observação nos lugares em que as pessoas transitam de modo geral e não apenas nos serviços de saúde, movimento que busca encontrar fatores preventivos para cada situação. Ao final do encontro foram acolhidas sugestões feitas pelo público presente contendo temáticas de conteúdo para serem trabalhadas em futuras reuniões.

Presente no evento, a coordenadora da Raps, Dulce Ramos, destacou que cada um dos 24 postos de saúde do município conta com ao menos um psicólogo e demais profissionais de saúde preparados para acolher as pessoas em sofrimento. “Nosso trabalho é diário, estamos empenhados em ofertar o melhor cuidado para a saúde mental da população. A busca de ajuda profissional pode, inclusive, evitar o agravo do quadro de sofrimento. Quanto mais gente souber que existem serviços públicos abertos ao acolhimento da pessoa em sofrimento, maior será a chance de conseguir ajuda”, comentou a coordenadora.

O secretário de Saúde ressaltou que a campanha do “Setembro Amarelo” traz um tema relevante e deve ser tratada com seriedade. “A ideia desta ação é compartilhar conhecimento sobre formas de prevenir o suicído, tendo em vista a sensibilidade e a importância da conscientização. A qualidade dos serviços executados em prol da população suzanense tem crescido cada vez mais. Por esta razão, selecionamos servidores extremamente capacitados para coordenar todas ações promovidas ao longo deste mês”, disse Pedro Ishi.

Por sua vez, o prefeito Rodrigo Ashiuchi destacou o grande serviço direcionado a esta causa que vem sendo prestado no município. “Tenho muita alegria saber que profissionais tão competentes e gabaritados em um tema tão importante quanto a saúde mental estão atuando em nossa rede. Parabenizo a Isabele e a Dulce pelo trabalho excelente realizado em Suzano ao longo dos anos”, disse.

A diretora da Atenção Básica à Saúde de Suzano, Flávia Verdugo, a diretora da Rede de Urgência e Emergência (RUE), Cintia Steffens Watanabe, o diretor clínico da Santa Casa de Suzano, Diego Ferreira, e a coordenadora do projeto Pipas Amarelas, Meire Vazzoler, também estiveram presentes.

Crédito das fotos: Mauricio Sordilli/Secop Suzano

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher