Cerimônia marcou a nova etapa da parceria entre administração municipal e instituição de ensino, que já contemplou outros 17 alunos esse ano e 74 no total
O prefeito Rodrigo Ashiuchi oficializou a entrega de bolsas integrais de estudo para oito novos alunos do UniPiaget em cerimônia realizada no campus da instituição (avenida Mogi das Cruzes, 1.001 – Jardim Imperador) nesta segunda-feira (18/09). O evento contou com a participação do reitor Marcus Rodrigues e da pró-reitora acadêmica, Poliana Lima, além da presença de vereadores e representantes da Comissão de Bolsa. Com os outros 17 alunos que já haviam sido contemplados no primeiro semestre, já são 74 estudantes que recebem o benefício.
A gratuidade no ensino é garantida em razão de uma parceria entre a administração municipal e o UniPiaget, que estabelece uma contrapartida cumprida pela instituição por conta da cessão da área onde foi construída toda a estrutura de ensino. O resultado é um investimento de R$ 50 mil por aluno, garantindo aos munícipes de baixa renda a oportunidade de realizarem sua formação universitária. Os alunos que integram o grupo de bolsistas deste segundo semestre comporão as turmas dos cursos de Estética e Cosmética (2), Direito, Enfermagem, Análise e Desenvolvimento de Sistemas (2), Engenharia Civil e Psicologia.
Os novos bolsistas foram cumprimentados pelo secretário municipal de Segurança Cidadã e chefe de gabinete da Prefeitura de Suzano, Afrânio Evaristo da Silva, e pelos vereadores Artur Takayama; Marcos Antonio dos Santos, o Maizena; Antonio Rafael Morgado, o Toninho Morgado; Givaldo Freitas dos Santos, o Baiano da Saúde; José de Oliveira Lima, o Zé Oliveira; Jaime Siunte, além dos representantes da Comissão de Bolsa, Marcia Inácio de Oliveira Faria, Mercia de Lourdes Benedicto, Henrique Carpani Kiyamu e Jane Eunice de Oliveira Monteiro.
Conforme previsto em edital publicado para este segundo semestre, os critérios que foram utilizados para a definição dos alunos contemplados levaram em consideração a “menor renda bruta per capita”, a “família mais numerosa”, o histórico de “ter cursado o maior número de anos em escola da rede pública”, “ser residente em Suzano (SP)” e ter “maior idade cronológica”.
Entre os requisitos básicos que foram necessários ser cumpridos para a solicitação das bolsas incluíram-se a aprovação no vestibular 2023 (2º semestre), a apresentação de renda familiar de até 1,5 salário mínimo, não possuir outro integrante da família beneficiária de Bolsa de Estudo, não possuir diploma de ensino superior e ser residente de Suzano há no mínimo dois anos. O processo foi acompanhado pela Secretaria Municipal de Educação e pelo Conselho Municipal de Educação.
Ashiuchi destacou a relevância desta parceria com o UniPiaget. “Ficamos muito honrados em poder contribuir com a formação dos alunos por meio dessas bolsas integrais. Parabenizamos os estudantes pela conquista que garante um novo ciclo em suas vidas, e o trabalho da nossa Secretaria Municipal de Educação pelo empenho com as ações ligadas à pasta. Desejo a todos muita sabedoria ao longo do curso e que desfrutem dessa oportunidade de ouro”, afirmou o prefeito.
Também estiveram presentes na cerimônia, a diretora jurídica da Secretaria Municipal de Educação, Jaqueline Mendes Ferreira; a diretora do Procon de Suzano, Daniela Itice; o assessor estratégico da Controladoria Geral do Município, César Braga; a advogada e coordenadora do curso de Direito do Unipiaget, Patrícia Braga; os professores Wagner Ramos e Marilena Digenova, que são representantes do Conselho Superior do Unipiaget; e o advogado Nelson Oka.
Crédito das fotos: Mauricio Sordilli/Secop Suzano