Evento realizado nesta quarta-feira (20/09) premiou alunos pela grande adesão à plataforma; atualmente 98% dos estudantes da unidade tem acesso aos conteúdos disponibilizados
Estudantes da Escola Municipal Professora Nizilda Alves de Godoy, no bairro Fazenda Aya, receberam nesta quarta-feira (20/09) a visita de uma equipe da plataforma de gamificação matemática Matific em razão do reconhecimento pela excelente adesão e o acesso às atividades propostas pela plataforma. Atualmente, 98% dos estudantes utilizam este ambiente virtual de potencialização ao aprendizado por meio do uso de chromebooks. Outras escolas da rede municipal, que também se destacaram pelo uso da plataforma, receberam a equipe e outras ainda serão visitadas até esta sexta-feira (22/09).
A ação contou com a presença da gestora estratégica da secretaria, Renata Priscila Valencio Magalhães, e da assistente técnica de área do ensino fundamental, Rosângela Matias Andriatti. O diretor da unidade, Marcelo Marques, e a coordenadora pedagógica da escola também participaram do evento. Durante o evento, os educandos participaram de ações e brincadeiras promovidas pelo mascote Yed, além de receberem uma placa e um certificado de premiação pelo bom desempenho no desafio municipal.
Vale destacar que, com o intuito de estimular a utilização da plataforma por parte dos estudantes, professores e equipes gestoras, a Educação suzanense promoveu o desafio municipal Matific, realizado entre os dias 11 e 31 de agosto. Após o período, foi possível verificar a porcentagem de acessos de cada escola para, na sequência, as unidades com maior adesão receberem a visita do mascote Yed.
As atividades promovidas pela plataforma de gamificação estão atreladas ao currículo da rede municipal de ensino e contemplam as habilidades previstas para cada ano. Para isso, os estudantes acessam jogos que estimulam a resolução de diversas situações matemáticas de modo em que sejam trabalhadas as habilidades como raciocínio lógico e resolução de problemas. A Matific ainda permite aos professores o planejamento, a escolha de atividades, a avaliação e o monitoramento do desenvolvimento dos estudantes por meio de relatórios qualitativos.
Para o diretor da escola, conquistar essa premiação é a coroação de todo um trabalho promovido pela pasta, educadores e alunos. “Esse reconhecimento é muito importante porque estamos em um bairro afastado da região central, onde o sinal de internet era muito ruim. Mas graças aos esforços da Secretaria de Municipal de Educação e de todos aqui na escola, nós vencemos este desafio e somos a escola que mais utiliza o Matfic”, afirmou Marques.
Já a gestora estratégica da secretaria destacou o ganho no aprendizado com a plataforma digital. “Houve uma melhora no ensino de matemática com uso da plataforma e ficamos muito felizes com essa evolução. Muitas crianças não possuem computador em casa, então elas conseguem utilizar essa ferramenta na escola”, declarou Renata Priscila.
Por sua vez, o secretário Bassini destacou que a plataforma agrega na absorção de conteúdo e facilidade no aprendizado dos alunos. “Nossos estudantes aprendem de forma mais natural e interativa à medida que eles praticam. Por se sentirem desafiados, eles vão evoluindo em suas habilidades e superando suas dificuldades. Parabenizo aos professores pela correta utilização da Matific e, principalmente, aos alunos por este grande resultado”, afirmou o chefe da pasta.
Outras escolas
De acordo com a Educação suzanense, o calendário de visitas das escolas contempladas pelo desafio municipal foi iniciado na última segunda-feira (18/09) e seguirá até sexta-feira. As unidades contempladas no primeiro desafio Matific municipal são a Abrão Salomão Domingues (Jardim Tabamarajoara), Ângela Martins de Oliveira (Jardim Dora), Antônio Marques Figueira (Centro), Professor Antonio Maschietto (Jardim Santa Inês), Professora Maria Odete Cara Gouvêa (Jardim do Lago), Professora Mônica Sonia Franco Pinheiro Maida (Bairros dos Moreiras), Professor Paulo Henrique Barreiros (Parque Residencial Samambaia) e Professora Sonia Regina Alonso Ostermayer (Recanto São José).
Crédito das Fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano