A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Proteção Animal realizará, nesta sexta-feira (22/9), a partir das 9 horas, no Parque Centenário, um evento em comemoração ao Dia do Tietê. Haverá soltura de peixes, comandada pelo professor Alexandre Hilsdorf, com a presença de alunos da rede municipal de ensino, além do lançamento do Projeto Mogi Recicla + Óleo, que instalará 20 pontos de entrega de óleo de cozinha usado, para troca por barras de sabão ecológico. Os alunos presentes também participarão de ações de educação ambiental, realizadas por técnicos da pasta.
A secretária municipal do Meio Ambiente e Proteção Animal, Ionara Fernandes, explica que a sustentabilidade é um dos pilares da gestão Caio Cunha e o projeto Mogi Recicla + Óleo é mais uma iniciativa que cumprirá este objetivo: “Estamos trabalhando para construir uma cidade cada vez mais sustentável, com uma economia criativa e circular, que ofereça oportunidades reais para as pessoas. Neste sentido, a reciclagem bem organizada consegue oferecer ótimos resultados”, afirma.
Ionara explica que o projeto será realizado em parceria com o Instituto Triângulo, especializado na reciclagem de óleo de cozinha. As orientações para a população que quiser participar são armazenar o óleo de cozinha usado em uma garrafa PET de 2 litros, fechar bem o recipiente para evitar vazamentos e entregar a garrafa em um dos pontos de coleta. A cada 2 litros de óleo de cozinha usados entregues, a pessoa ganha 2 barras de sabão ecológico.
“Entre os benefícios dessa iniciativa, estão a redução das emissões de gases estufa, a reciclagem das garrafas PET, a preservação da água (evitando que o óleo seja destinado equivocadamente na rede de esgoto) e o incentivo à economia circular”, completa Ionara. A secretária acrescenta que o projeto de reciclagem de óleo é a segunda ação do tipo implementada em Mogi das Cruzes somente este ano. Em 10 de maio, a Secretaria do Meio Ambiente lançou o Projeto Vidro Vira Vidro, que possui 22 pontos de coleta espalhados pela cidade
Os pontos de descarte de vidro são chamados de Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) e estão instalados em regiões como Jundiapeba, Braz Cubas, Jardim Universo, Vila Caputera, Vila Lavínia, Alto Ipiranga, Vila Mogilar, Jardim Armênia e Parque Morumbi, entre outros.