Atividade conduzida pela Rede de Atenção Psicossocial (Raps) e pelas equipes da UBS do Miguel Badra e da USF Eduardo Nakamura ofereceu prática corporal e atrações musicais
Para reforçar a campanha Setembro Amarelo, a Secretaria de Saúde de Suzano, por meio da Rede de Atenção Psicossocial (Raps), com apoio das equipes da Unidade Básica de Saúde (UBS) Esthelina Maria Barbosa, do Miguel Badra Alto, e da Unidade de Saúde da Família (USF) Dr. Eduardo Nakamura, promoveu nesta quinta-feira (21/09) o “1º Encontro pela Vida”, na praça Papa João XXIII, situada no bairro do Sesc. Foram reunidos alunos das Escolas Municipais Victor Salviano e Waldemar Calil, além de participantes dos projetos da Associação de Assistência à Mulher, ao Adolescente e à Criança Esperança (Aamae).
Participaram do evento os secretários municipais de Saúde, Pedro Ishi, e de Assistência e Desenvolvimento Social, Geraldo Garippo; a diretora da Atenção Básica, Flávia Verdugo; a coordenadora da Raps, Dulce Ramos; a comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Tatiana Orita; e os vereadores José de Oliveira Lima, o Zé Oliveira, Nelson dos Santos, o Nelson do Fadul, e Marcos Antonio dos Santos, o Maizena.
Esta ação comunitária teve por objetivo a reflexão sobre o viver de forma saudável e a promoção da saúde mental. Para tanto, foram realizadas apresentações culturais, atividades esportivas, oficina de confecção de pipas, diálogo com crianças e adolescentes, assim como a soltura de pipas amarelas, que, na cultura oriental, significa atrair felicidade, sorte, nascimento e vitória, realçando a cor, que simboliza otimismo e alegria. A oficina contou com a presença da idealizadora da iniciativa referentes às pipas amarelas, Meire Vazzoler, que, a partir de sua história pessoal, criou uma iniciativa da sociedade civil, intitulada @pipas amarelas.
Uma grande programação foi elaborada, para que a atividade pudesse sensibilizar os presentes de diferentes formas. Assim, foram promovidas ações de prática corporal Liang Gong; apresentação de Carimbó e percussão da Aamae; atividades lúdicas pela equipe do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti); orientações sobre violência doméstica e rede de proteção; treino de respiração organizada por integrantes do curso de Psicologia do UniPiaget; atividades recreativas por representantes do curso Educação Física do UniPiaget; orientações sobre violação de direitos; partcipação do DJ Dali Silva; e apresentação musical da dupla Mariana e Leandro.
A coordenadora da Raps, Dulce Ramos, destacou que a mobilização de todos os setores envolvidos na campanha fortalece a mensagem sobre a importância de se preservar a saúde mental. “Esta ação faz parte de um cojunto de iniciativas que desenvolvemos ao longo desse mês para fomentar a vida saudável e a prevenção ao suicídio. Organizamos palestras e encontros para discutir o tema com a população”, avaliou a coordenadora.
O secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, reforçou a importância de apoiar as campanhas destinadas à melhoria da qualidade de vida da população. “A administração municipal trabalha de diferentes formas para promover o bem-estar da sociedade. Desenvolvemos diversas ações que buscam conscientizar os munícipes com as orientações e os atendimentos que se fazem necessários. Os moradores podem contar sempre com os profissionais e a estrutura que a prefeitura disponibiliza”, ressaltou.
Crédito das fotos: Glaucia Paulino/Secop Suzano