InícioSuzanoSuzano realiza encontro com jovens no Sesc para promover a saúde mental

Suzano realiza encontro com jovens no Sesc para promover a saúde mental

Atividade conduzida pela Rede de Atenção Psicossocial (Raps) e pelas equipes da UBS do Miguel Badra e da USF Eduardo Nakamura ofereceu prática corporal e atrações musicais

Para reforçar a campanha Setembro Amarelo, a Secretaria de Saúde de Suzano, por meio da Rede de Atenção Psicossocial (Raps), com apoio das equipes da Unidade Básica de Saúde (UBS) Esthelina Maria Barbosa, do Miguel Badra Alto, e da Unidade de Saúde da Família (USF) Dr. Eduardo Nakamura, promoveu nesta quinta-feira (21/09) o “1º Encontro pela Vida”, na praça Papa João XXIII, situada no bairro do Sesc. Foram reunidos alunos das  Escolas Municipais Victor Salviano e Waldemar Calil, além de participantes dos projetos da Associação de Assistência à Mulher, ao Adolescente e à Criança Esperança (Aamae).

Participaram do evento os secretários municipais de Saúde, Pedro Ishi, e de Assistência e Desenvolvimento Social, Geraldo Garippo; a diretora da Atenção Básica, Flávia Verdugo; a coordenadora da Raps, Dulce Ramos; a comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Tatiana Orita; e os vereadores José de Oliveira Lima, o Zé Oliveira, Nelson dos Santos, o Nelson do Fadul, e Marcos Antonio dos Santos, o Maizena.

Esta ação comunitária teve por objetivo a  reflexão sobre o viver de forma saudável e a promoção da saúde mental. Para tanto, foram realizadas apresentações culturais, atividades esportivas, oficina de confecção de pipas, diálogo com crianças e adolescentes, assim como a soltura de pipas amarelas, que, na cultura oriental, significa atrair felicidade, sorte, nascimento e vitória, realçando a cor, que simboliza otimismo e alegria. A oficina contou com a presença da idealizadora da iniciativa referentes às pipas amarelas, Meire Vazzoler, que, a partir de sua história pessoal, criou uma iniciativa da sociedade civil, intitulada @‌pipas amarelas.

Uma grande programação foi elaborada, para que a atividade pudesse sensibilizar os presentes de diferentes formas. Assim, foram promovidas ações de prática corporal Liang Gong; apresentação de Carimbó e percussão da Aamae; atividades lúdicas pela equipe do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti); orientações sobre violência doméstica e rede de proteção; treino de respiração organizada por integrantes do curso de Psicologia do UniPiaget; atividades recreativas por representantes do curso Educação Física do UniPiaget; orientações sobre violação de direitos; partcipação do DJ Dali Silva; e apresentação musical da dupla Mariana e Leandro.

A coordenadora da Raps, Dulce Ramos, destacou que a mobilização de todos os setores envolvidos na campanha fortalece a mensagem sobre a importância de se preservar a saúde mental. “Esta ação faz parte de um cojunto de iniciativas que desenvolvemos ao longo desse mês para fomentar a vida saudável e a prevenção ao suicídio. Organizamos palestras e encontros para discutir o tema com a população”, avaliou a coordenadora.

O secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, reforçou a importância de apoiar as campanhas destinadas à melhoria da qualidade de vida da população. “A administração municipal trabalha de diferentes formas para promover o bem-estar da sociedade. Desenvolvemos diversas ações que buscam conscientizar os munícipes com as orientações e os atendimentos que se fazem necessários. Os moradores podem contar sempre com os profissionais e a estrutura que a prefeitura disponibiliza”, ressaltou.

Crédito das fotos: Glaucia Paulino/Secop Suzano 

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher