O Dia do Nascituro passa a ser celebrado em 8 de outubro em Mogi das Cruzes. Junto à data, está prevista a realização da Semana em Defesa da Vida, que neste ano ocorrerá entre os dias 2 e 8 de outubro com ações socioeducativas promovidas pela Câmara Municipal com apoio da Prefeitura de Mogi das Cruzes por meio com a participação das Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social.
Entre os eventos, estão programadas palestras, exposições e uma caminhada que deverão abordar tópicos alusivos ao tema, como gravidez na adolescência, maternidade e paternidade responsável, aleitamento materno e a importância do pré-natal. O nascituro é a pessoa humana em estágio de vida intrauterina.
O Dia do Nascituro foi oficialmente criado por meio da lei sancionada pelo prefeito Caio Cunha nesta quinta-feira (21/09). É resultado de um projeto de lei de autoria do vereador Johnross Jones de Lima. “Será uma oportunidade para divulgar a importância do direito ao nascimento sadio e à proteção da vida, valorizando diversos serviços e atendimentos já promovidos pela Administração Municipal em diferentes áreas de atuação”, explica o prefeito Caio Cunha.
O principal objetivo da nova legislação é promover uma ampla conscientização das famílias e de toda a sociedade para o reconhecimento do sentido e valor da vida humana em todos os seus momentos. Caberá ao poder público apoiar a realização da Semana em Defesa da Vida e estimular a cooperação técnica entre órgãos governamentais e ONGs interessadas para dar publicidade, desenvolver e implementar as ações necessárias.
Já a Câmara Municipal ficará responsável por promover sessão solene sobre o direito de nascer e outros temas capazes de fortalecer o respeito pela vida humana junto às famílias, com ênfase especial nas mulheres grávidas.
Pré-natal: A Secretaria Municipal de Saúde garante facilidade de acesso para incentivo ao pré-natal. Ao suspeitar da gravidez, basta que a mulher procure a unidade de saúde mais próxima de sua residência para solicitar o teste e iniciar os procedimentos necessários para a gestação segura. As consultas e exames de pré-natal permitem a identificação de problemas como hipertensão, anemia, infecção urinária e doenças transmissíveis pelo sangue de mãe para filho, que precisam de acompanhamentos e tratamentos específicos.
Programação da 1ª Semana em Defesa da Vida
– 2 de outubro (segunda-feira), às 19h30 – Palestra: O Sentido da Vida, no auditório da Câmara Municipal
– 3 de outubro (terça-feira), às 19h – Orquestra: Show pela Vida, no Cemforpe
– 4 de outubro (quarta-feira), às 19h – Apresentação, no Theatro Vasques
– 5 de outubro (quinta-feira), às 19h30 – Palestra: Nascituro e a Vida, no auditório do Colégio Placidina
– 6 de outubro (sexta-feira), às 19h30 – Sessão solene, no plenário da Câmara Municipal
– 7 de outubro (sábado), às 9h – Missa Nascitura: Bispo Dom Pedro, na Catedral de Sant´Anna
– 8 de outubro (domingo), às 10h – Caminhada pela Vida, na Praça Coronel Almeida