InícioSuzanoSuzano participa de capacitação na Fundação Florestal

Suzano participa de capacitação na Fundação Florestal

Iniciativa ocorreu na última terça-feira (26/09) e foi direcionada a dez pessoas entre fiscais ambientais e agentes do Grupamento de Proteção Ambiental (GPA) da Guarda Civil Municipal (GCM)

A Prefeitura de Suzano participou na última terça-feira (26/09) de um curso de caracterização da vegetação promovido pela Fundação para a Conservação e a Produção Florestal do Estado de São Paulo, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, na Estação Ecológica de Itapeti, em Mogi das Cruzes. A atividade, que visou executar uma ação integrada voltada à conservação ambiental e proteção da biodiversidade, foi direcionada para uma equipe de dez pessoas formada por fiscais ambientais e agentes do Grupamento de Proteção Ambiental (GPA) da Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano.

A iniciativa também contou com as presenças do secretário de Meio Ambiente de Suzano, André Chiang, e da diretora de Fiscalização Ambiental da pasta, Solange Wuo. Vale destacar que este modelo de curso é um projeto-piloto que está sendo desenvolvido pela Fundação Florestal e a pasta de Meio Ambiente suzanense e, posteriormente, será direcionado aos demais municípios que integram o Grupo de Fiscalização Integrada do Alto Tietê Cabeceiras (GFI-ATC).

Ao longo da formação, durante o módulo de ensino teórico, os participantes foram instruídos acerca de questões importantes sobre a vegetação como morfologia, tipos, características, entre outros tópicos. Já durante à tarde, momento que teve como objetivo proporcionar uma atividade prática, foi realizada uma trilha monitorada, conduzida pelo biólogo Marcos Francisco dos Santos, que visou destacar a importância de temas ligados à preservação da natureza por meio do exercício de caracterização dos estágios da mata. A data da próxima etapa do curso ainda será definida.

Solange Wuo destacou a necessidade da aplicação desta formação para os profissionais que atuam com a preservação ambiental. “Entendendo melhor as características da mata é possível elaborar com maior exatidão os relatórios que subsidiam nossas ações de fiscalização. Por isso, esta é uma capacitação fundamental que segue sendo elaborada com muito cuidado, cautela, responsabilidade e, principalmente, qualidade”, disse.

Por sua vez, Chiang ressaltou que a formação tem por objetivo qualificar os servidores da administração municipal para combater ações irregulares como, por exemplo, o desmatamento. “Ao longo das atividades, os participantes realizaram estudos técnicos que buscaram identificar as espécies vegetais existentes em um determinado local . Dessa forma, é possível identificar e obter informações valiosas sobre a correta preservação de uma área verde”, afirmou o secretário.

Crédito das fotos: Divulgação/Secop Suzano

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo on De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos on De mulher para Mulher