Nova rota turística reúne propriedades e atividades que estimulam o contato com a terra e o dia a dia rural, como vivências com animais, cafés na roça e muito mais
Para além do Centro, das praças, da Pedra Montada, do Pau D’alho, do Mercado Municipal e do trem turístico, Guararema tem outras inúmeras belezas naturais e atrativos distribuídos em uma série de rotas turísticas. Uma delas é a Rota Rural: Sítios e Fazendas, lançada pela Prefeitura de Guararema, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, nesta quarta-feira (27), quando se comemora o Dia Mundial do Turismo.
Pensada para que os turistas se desconectem da vida urbana e respirem ar puro, a rota conta com produção de cogumelos shimeji e morangos orgânicos (colha e pague), apicultura sustentável, passeios a cavalo, alambiques, café na roça e muito mais.
Ao todo, 10 propriedades compõem o roteiro: Alambique do Décio, Apiário Brasileira, Cachaça da Divisa, Centro Hípico Haras Fiel, Engenho do Salto, Haras Recanto do Itapema, Pousada Pé na Terra, Recanto Cheio de Cheiro, Sítio Aconchego Verde Guararema e Sítio Santa Ana.
Em guararema.sp.gov.br/turismo é possível encontrar informações sobre cada um dos locais, e a rota rural contará ainda com um folder que em breve será distribuído nos Centros de Atendimento ao Turista (CATs), que funcionam como pontos de apoio na área central, na Freguesia da Escada e na Vila de Luís Carlos.
Neste material impresso os turistas encontram, além de detalhes sobre o que é possível fazer nas propriedades, a exemplo das vivências com animais e outras atividades que precisam ser agendadas com antecedência, um mapa que reúne os principais atrativos da cidade.
“Guararema é um Município de Interesse Turístico (MIT) e está caminhando para se tornar uma Estância Turística. Isso quer dizer que temos muita diversidade e inúmeras possibilidades. Guararema é para todos, e com a Rota Rural ampliamos ainda mais o leque, mostrando que há muito para ver e conhecer nos muitos ambientes que valorizam a agricultura, os animais e a natureza”, apresenta o secretário municipal de Cultura e Turismo, Mateus Sartori.
Outras rotas
Além da recém-lançada Rota Rural, Guararema tem outras diversas rotas turísticas. Há percursos voltados aos ciclistas, aos romeiros, às famílias, aos amantes da natureza, para quem procura vivências nas águas do Rio Paraíba do Sul, para quem busca conhecer a história, os templos religiosos e muito mais. É possível acompanhar todas elas em https://guararema.sp.gov.br/turismo/.
Destinos Inteligentes
A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo apresenta outra novidade neste mês de setembro, quando a cidade comemora 124 anos: Guararema agora está no Destinos Inteligentes, um sistema de gestão de informações turísticas que integra tecnologia e comunicação.
Pelo aplicativo, que é gratuito e está disponível para download nos sistemas Android e iOS, é possível conhecer os atrativos de Guararema, as opções de alimentação, hospedagem, comércio e serviços, agências, guias, calendários de eventos e infraestrutura e muito mais. É Guararema digital, no bolso e na palma da mão, para que todos os turistas possam visitar, conhecer, amar e compartilhar as belezas e as muitas atrações do município. Mais informações estão disponíveis em https://www.destinosinteligentes.tur.br/.