InícioArujáLANÇAMENTO DA “EXPOSIÇÃO ARIGATO ARUJÁ” MARCA DIA MUNICIPAL DA IMIGRAÇÃO JAPONESA

LANÇAMENTO DA “EXPOSIÇÃO ARIGATO ARUJÁ” MARCA DIA MUNICIPAL DA IMIGRAÇÃO JAPONESA

Na noite de quarta-feira (27), a Prefeitura de Arujá, pela Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Associação Cultural de Arujá – Kaikan, realizou o lançamento oficial da exposição Arigato Arujá no Museu Municipal “Umbelina Ferreira Barbosa”, localizado na rua Major Benjamin Franco, 15. A mostra retrata a importância da colônia japonesa em Arujá com itens tradicionais japoneses, que refletem a herança e a cultura trazidas pelos imigrantes ao longo dos anos. Também estão disponíveis textos e fotos do talentoso escritor João Machado, que contam de forma sensível e informativa as jornadas, desafios e conquistas desta comunidade.

A abertura aconteceu no Dia Municipal da Imigração Japonesa, instituído pela Lei 3.357/2021 e sancionada pelo prefeito Luis Camargo, que simboliza a chegada de Hirayoshi Amano e sua família em Arujá no ano de 1925. No evento, o grupo de ginástica Kenko Taissô agraciou o público com uma apresentação de dança tradicional da cultura japonesa.

Estiveram presentes o prefeito, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade Clau Camargo, o secretário de Cultura Juvenil, vereadores representando a Câmara Municipal e demais autoridades. O historiador e sociólogo João Machado, o historiador Claudio Soares, o artista plástico Paulo Borges, o representante da associação cultural Kaikan Julio Taikan e o representante do PL Golf Clube Silvio Susumo, também compareceram, além de servidores e convidados.

Durante o cerimonial, o chefe do Poder Executivo Municipal agradeceu e reforçou a importância da colônia japonesa para o crescimento do município. “Arujá teve a felicidade de receber a colônia japonesa. Ela fez com que a cidade crescesse. Parabéns pela força e bravura. Gratidão por tudo que fazem no Brasil. Que cada dia mais vocês possam estar presentes nos ensinando essa cultura tão especial”.

A exposição é gratuita e estará aberta ao público de terça a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, em exibição até o dia 27 de outubro.

Fotos: Divulgação/PMA

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher