InícioRegiãoGuararemaSecretaria Municipal de Educação e Fórum da Comarca de Guararema promovem arrecadação...

Secretaria Municipal de Educação e Fórum da Comarca de Guararema promovem arrecadação de esponjas e materiais de escrita

Para que tenham a destinação correta, resíduos de difícil reciclagem, como esponjas, canetas, lápis e borrachas, podem ser levados às escolas municipais e ao fórum

Esponja sintética, lápis grafite e colorido, lapiseiras, canetas, canetinhas, borrachas, apontadores, marca-texto, marcadores permanentes e marcadores de quadro branco. Todos estes materiais – inclusive com as embalagens – são arrecadados em Guararema, a partir de uma ação conjunta de reciclagem promovida pela Secretaria Municipal de Educação e o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo – Fórum da Comarca de Guararema.

A ação de coleta seletiva destes resíduos, que têm difícil decomposição, acontece tanto nas escolas da Rede Municipal de Ensino como no fórum, que fica na rua Expedicionário Brasílio de Almeida, 42, no Centro.

O foco da campanha, que faz parte do Plano de Logística Sustentável do Tribunal de Justiça de São Paulo 2021/2026, por meio de parceria, pela Terracycle, com as Empresas Scotch Brite e Faber Castell, está em “tornar ainda mais rica e significativa a imersão dos estudantes nos temas relacionados ao meio ambiente e atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos pela Organização das Nações Unidas”, como define a secretária municipal de Educação, Clara Assumpção Eroles Freire Nunes.

Ao todo, são 17 objetivos relacionados à Agenda 2030, ano em que as metas definidas precisam ser atingidas. Todos eles são “universais, indivisíveis, integrados e preveem ações mundiais nas diversas áreas, de modo a elevar o desenvolvimento do mundo e melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas”, continua Clara, que explica: “a arrecadação foi adicionada às ações já realizadas pela rede, evidenciando seu caráter importantíssimo e relevante para tornar a sociedade mais consciente e humana, de acordo com os princípios norteadores da Educação Municipal”.

Entre janeiro e julho de 2023, a Comarca de Guararema foi destaque da campanha #ReciclaTJ, com mais de 120 quilos de materiais arrecadados. Todos os itens são encaminhados para a reciclagem às empresas parceiras e podem se transformar em recursos financeiros, que serão doados para escolas e/ou instituições sem fins lucrativos.

Além dos esforços da Educação, que afixou cartazes em todas as Escolas Municipais, enviou bilhetes para os pais e responsáveis e conscientizou a comunidade escolar, o projeto também conta com o projeto o apoio de entidades, empresas e comércios.

E não somente os alunos podem participar da campanha #ReciclaTJ, como qualquer pessoa também. Basta se dirigir ao fórum ou escola mais próxima para entregar os materiais coletados. 

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo on De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos on De mulher para Mulher