A Secretaria Municipal de Assistência Social vai promover neste sábado (30/09), das 10h às 14h, a Expo Produz, uma exposição que reunirá empreendedores e empreendedoras assistidos pelos programas Conduz e Prospera Família. O evento será na Incubadora Social, em Jundiapeba e será aberto a todo público interessado, com entrada gratuita.
O objetivo é proporcionar espaço para beneficiárias dos programas – as mulheres são a grande maioria -, de forma que elas possam apresentar seus produtos e serviços para as pessoas que lá estiverem e também vender. Esse apoio, não só na capacitação, como também na promoção de oportunidades de venda, é uma das prerrogativas da Incubadora Social, que foi inaugurada em abril deste ano.
O Conduz – Programa Municipal de Geração de Trabalho e Renda, reúne uma série de objetivos. São eles: identificar o potencial produtivo dos territórios de vulnerabilidade social, organizar grupos de desenvolvimento de habilidades para inserção no mundo do trabalho, atuar como articulador intersetorial para aproximar o público prioritário das demais políticas públicas ligadas à integração ao universo do trabalho.
Também são atribuições do programa garantir acesso a cursos e qualificação profissional, fomentar o acesso a oportunidades de trabalho e geração de trabalho e renda, bem como a programas como Jovem Aprendiz, articular com os serviços e as organizações da sociedade civil que compõem a rede socioassistencial para o desenvolvimento de grupos de geração de trabalho e renda e disponibilizar espaços para que esses grupos se capacitem e se fortaleçam.
O Conduz ganhou legislação própria em fevereiro deste ano, o que garantiu a ele melhorias em sua estrutura organizacional, além de novos benefícios. A partir de agora, o Conduz passa a ser subdividido em três pilares: o FAZ, que visa inserir jovens em programa de aprendizagem na administração pública; o Qualificar para Incluir, que consiste na oferta de cursos profissionalizantes e a Incubação Social, que objetiva a formação de empreendedores e empreendimentos econômicos.
Já o programa Prospera Família oferece mentoria, capacitação, incentivo financeiro e apoio emocional para, prioritariamente, famílias monoparentais, com renda mensal de até R$ 210,00 per capita, moradoras de Mogi das Cruzes, com pelo menos um filho na primeira infância (zero a seis anos). As beneficiárias de Mogi já estão na terceira e última etapa do programa.
A terceira etapa tem parceria com Sebrae e trabalha numa perspectiva mais avançada, de ações de empreendedorismo, para a geração de renda. O objetivo é que as beneficiárias do programa, após concluírem a última etapa, sigam sendo acompanhadas pelo programa Conduz
O Prospera Família é executado numa parceria entre Prefeitura de Mogi e o Governo do Estado de São Paulo e tem gestão compartilhada também com a organização social Centro de Apoio, Ação e Transformação “OIA EU”. Já o Conduz é gerido diretamente pela Secretaria Municipal de Assistência Social.
A Incubadora Social de Mogi das Cruzes, onde será a Expo Produz, fica na rua Nito Sona, 2.175, em Jundiapeba.