InícioSuzanoEncerramento do ‘Setembro Verde’ reúne mais de 500 pessoas no Mirambava

Encerramento do ‘Setembro Verde’ reúne mais de 500 pessoas no Mirambava

Com o tema ‘Diversidade, respeito e inclusão’, evento mobilizou diversas entidades relacionadas à defesa dos direitos da pessoa com deficiência em Suzano

O Complexo Educacional e Cultural Mirambava recebeu nesta sexta-feira (29/09) o encerramento da campanha “Setembro Verde” em Suzano. Para reforçar as ações dedicadas às pessoas com deficiência, a prefeitura, por meio das Secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social e de Governo, participou da organização do evento que reuniu mais de 500 participantes das inúmeras entidades associadas à causa na cidade, com apresentações musicais de alguns deles. A atividade foi realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD) e contou com a presença da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Larissa Ashiuchi.

O encontro teve um caráter especial porque representa um marco para Suzano. Em virtude da instituição da Lei 5.484/23, de autoria do vereador Artur Takayama, o “Setembro Verde” passa a ser incluído no calendário de eventos da cidade. Para aproveitar a oportunidade, foi lançada oficialmente uma cartilha orientativa sobre o tema, que está disponível no site da administração municipal, por meio do link bit.ly/manualPCD. O material traz informações sobre os serviços que são oferecidos como os atendimentos proporcionados pelos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e também os contatos e endereços do CMDPD e das entidades que prestam assistência a esse público.

Durante toda a cerimônia, o público contou com o acompanhamento das intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) Larissa Araújo Hipólito, da Secretaria Municipal de Comunicação Pública, e das profissionais da Secretaria Municipal de Educação, Bruna Bruschi e Elisa Branco. Também foram disponibilizadas pela administração municipal estruturas para garantir orientação sobre benefícios às pessoas com deficiência e vagas de emprego para esse público, assim como serviços de saúde com atendimentos relacionados à auriculoterapia, fisioterapia e psicologia.

Os discursos foram abertos pelo presidente do CMDPD, que destacou a mobilização de todas as entidades para que as políticas públicas sejam implementadas. “Com a campanha ‘Setembro Verde’ no calendário, certamente estaremos cada vez mais unidos para proteger os direitos das pessoas com deficiência. Nesse evento, também lançamos a cartilha que foi elaborada pensando em mostrar a preocupação de Suzano com essa causa”, disse Averaldo.

Artur Takayama enalteceu o empenho da administração municipal em apoiar as iniciativas que buscam a valorização das pessoas com deficiência. “Me sinto honrado em ser o autor dessa lei que tanto beneficia a nossa cidade. Já fiz a defesa da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) e agora conseguimos contribuir com a lei referente ao ‘Setembro Verde’. Isso só foi possível graças à parceria com a Secretaria Municipal de Governo e a sensibilidade do prefeito Rodrigo Ashiuchi, que sancionou a lei em menos de um mês”, falou o vereador.

O secretário municipal de Governo ressaltou a parceria com o Poder Legislativo municipal para que o “Setembro Verde” fosse instituído. “Apresentamos o projeto ao vereador Artur Takayama, que prontamente recebeu nossas propostas de braços abertos. Trabalhamos muito por essa causa com a nossa equipe e com as entidades que representam as pessoas com deficiência. A população pode contar com o nosso trabalho”, declarou Santos.

Por sua vez, o secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social cumprimentou todos os profissionais que promovem o acolhimento às pessoas com deficiência no município. “Quero parabenizar a atuação das entidades que tanto fazem por nossa cidade. O trabalho tem sido desenvolvido com muito carinho e competência, promovendo uma melhora na qualidade de vida de todos que são atendidos. Os nossos gestos estão se transformando em realidade e a cidade de Suzano tem avançado muito neste segmento”, avaliou Garippo.

Já Larissa Ashiuchi lembrou da importância de valorizar as políticas de inclusão. “Nosso município tem buscado garantir novos espaços que possam acolher os munícipes de acordo com as suas necessidades. Além das entidades que são apoiadas pela administração municipal, são conquistas para as pessoas com deficiência em Suzano a Ciptea, a Central de Interpretação de Libras (CIU), que garante suporte nos agendamentos e consultas, e áreas que são delimitadas pela Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana. Temos esse compromisso de cuidar da cidade, com amor e respeito por todos os munícipes”, finalizou a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade.

Presenças

Participaram da celebração os secretários Geraldo Garippo (Assistência e Desenvolvimento Social), Alex Santos (Governo), Pedro Ishi (Saúde), Leandro Bassini (Educação) e Paulo Pavione (Comunicação Pública). Os vereadores Artur Takayama e Antonio Rafael Morgado, o Professor Toninho Morgado; o presidente do CMDPD, André Luis Bom Fim Averaldo; e as presidentes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Suzano, Silmara dos Reis Coimbra Silva; da União Família Azul, Ana Paula Pereira Santos; do Grupo Apoio Autista (GAA), Sueleide Pereira; e da Associação de Apoio para Deficientes Visuais de Suzano (Aadvis), Cleomarcia de Oliveira Silva Barboza; além da professora Cátia Roll Silva, do Centro de Convivência Carlos Aparecido Ramos também estiveram no evento.

Crédito das fotos: Luana Bergamini/Secop Suzano

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher