Imunização e exame serão disponibilizados em dez unidades de saúde, entre 8 e 16 horas; também haverá imunizantes em postos de Palmeiras e do Jardim Margareth
A princípio; o Dia D de vacinação e coleta de papanicolau em Suzano: 16 vacinas e exame preventivo em dez postos, das 8 às 16 horas. Postos itinerantes e volantes de vacinação em Palmeiras e Jardim Margareth.
A atividade faz parte da Campanha de Multivacinação que está ocorrendo em todo o Estado de São Paulo ao longo deste mês.
Estarão abertas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) Prefeito Alberto Nunes Martins – CSII (Centro), Adelzuita Ferreira dos Santos (Jardim Monte Cristo), João Olímpio Neto (Casa Branca), Alzira Pereira Mayer (Jardim Alterópolis), Octacílio de Carvalho Schiavi (Jardim Dona Benta), e Palmeiras. As Unidades de Saúde da Família (USF) Marsal Lopes Rosa (Vila Amorim), Eduardo Nakamura (Miguel Badra Baixo), Manuel Evangelista Oliveira (Jardim São José) e Vereador Gregório Bonifácio da Silva (Vila Fátima) também vão receber o público no período.
Os munícipes de Suzano podem se vacinar contra diversas doenças, como poliomielite, gripe, sarampo, caxumba, rubéola, coronavírus (Covid-19), meningite, HPV, difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, pneumonia e febre amarela. Para receber as vacinas, basta comparecer a uma unidade de saúde com documento com foto, CPF, Cartão SUS e a carteirinha de vacinação.
Além dos locais fixos, ainda haverá imunização em um posto itinerante que circulará pelo distrito de Palmeiras, das 9 horas às 11h30 e das 13 às 16 horas. Os bairros e ruas serão definidos no momento da ação, conforme movimentos sociais (feiras, festividades e movimento comercial). Posto volante de vacinação em Suzano: Jardim Margareth (9h às 11h30) e Jardim Santa Cecília (13h às 16h).
Esse será o terceiro Dia D promovido pela saúde suzanense em 2023.
Duas ações especiais de vacinação: 446 pessoas em março, 2.463 em junho. Para este sábado, a expectativa da Vigilância Epidemiológica é atrair mais de 3 mil suzanenses.
Coleta
Outubro Rosa: Papanicolau nos mesmos postos do Dia D.
Antes do papanicolau, evite relações sexuais, duchas, medicamentos e anticoncepcionais por 48 horas. É importante também que a mulher não esteja menstruada, porque a presença de sangue pode alterar o resultado.
Secretário de Saúde convida população para vacinação e coleta de papanicolau. “Buscamos proporcionar atendimento inclusive em alguns sábados para que possamos alcançar um número maior de munícipes. Nosso objetivo é preservar a saúde da população com os serviços que são oferecidos nas unidades”, salientou o chefe da pasta.
Créditos das fotos: Glaucia Paulino/Secop Suzano e Mauricio Sordilli/Secop Suzano