O presidente da Câmara de Suzano, Joaquim Rosa (PL), e o vereador Jaime Siunte (PSDB) foram entrevistados na tarde de hoje para o documentário sobre a história do antigo Paço Municipal, local que atualmente abriga o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). Compac quer tombar prédio como patrimônio público.
Joaquim Rosa revelou que participava de reuniões partidárias no local, que de 1952 a 1993 abrigou a Prefeitura, e até os anos 2000 foi a sede do Poder Legislativo. “A ideia do tombamento é excelente, este é um patrimônio que tem que ser preservado”, afirmou.
Jaime Siunte contou que seu pai trabalhava como contínuo no prédio e que o auxiliava, ainda criança, a encerar o Plenário. Quando suplente de vereador, em 1993, chegou a assumir uma cadeira no local.
Também participaram das gravações das entrevistas o diretor geral de Planejamento e Gestão do Legislativo, Júlio Mayer; a diretora de Recursos Humanos, Simone Alencar, e a assessora técnica de Recursos Humanos Rita de Cássia Eiras Canton Moraes, que trabalharam no local na década de 1990.
Além deles, ex-vereadores e ex-funcionários que atuaram no antigo Paço Municipal entre as décadas de 1950 a 1990 também deram entrevistas. O documentário será utilizado pelo Compac como material de pesquisa para o tombamento.