InícioSuzanoMinuta do Plano Municipal para Infância e Adolescência será apresentado na Câmara

Minuta do Plano Municipal para Infância e Adolescência será apresentado na Câmara

Documento aborda os problemas centrais referentes ao público de zero e 18 anos e as propostas de políticas públicas a serem implementadas na próxima década

Com vistas a garantir propostas de políticas públicas que preservem direitos assegurados ao público de zero a 18 anos, a Prefeitura de Suzano participará de uma audiência que será promovida pela Câmara de Vereadores nesta terça-feira (10/10), às 18 horas, na sede da Casa de Leis (rua dos Três Poderes, 65, Jardim Paulista). O objetivo é tornar pública a minuta do Plano Municipal para a Infância e Adolescência (PMIA) elaborado por um comitê formado por representantes da administração municipal e de conselhos municipais, chamado de Grupo de Trabalho de Elaboração do PMIA. A atividade foi convocada pela Comissão Permanente de Política Social do legislativo municipal.

Estão convidados para o evento todos os conselhos municipais da cidade, já que serão compartilhadas contribuições de várias áreas envolvidas na elaboração do documento, como saúde, assistência social, educação e políticas urbanas, entre outras. O plano pretende apontar ações que deverão ser executadas com a participação da administração municipal e de representantes da sociedade civil, que tem o objetivo de reduzir ou superar as violações de direitos assegurados às crianças e adolescentes.

A atividade é um desdobramento de um encontro promovido em 16 de maio, que reuniu no Cineteatro Wilma Bentivegna representantes de diversas secretarias municipais, dos conselhos tutelares de Suzano e de outros 24 conselhos, incluindo o dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdicas), além de entidades que atuam na cidade em defesa do tema.

Na ocasião, foram apresentadas pela prefeitura as diretrizes do plano e de que forma todos esses atores poderiam participar da construção do PMIA. Assim, cada setor envolvido foi convidado a contribuir com sugestões relacionadas às ações prioritárias e factíveis, os indicadores e as formas de monitoramento das políticas públicas voltadas ao público de zero a 18 anos.

A minuta do PMIA leva em conta o diagnóstico de situações apontadas por cada representação, estabelece as ações prioritárias a serem implementadas e os indicadores que devem ser considerados. A expectativa é de que a implementação do plano, depois de apreciado pela população, discutido e votado pelos vereadores, possa ser colocada em prática a partir do ano que vem, sendo monitorada ao longo da próxima década. A iniciativa deverá ser compatível com os recursos financeiros e humanos disponíveis.

O secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Geraldo Garippo, ressaltou a característica abrangente desse trabalho, não só em relação às representações como também no que diz respeito aos temas que foram levantados. “Foram diagnosticadas situações importantes do público de zero a 18 anos, que nos darão subsídios para pactuarmos ações de enfrentamento aos desafios  relacionados à defesa de direitos desse público”, afirmou Garippo.

O chefe da pasta destacou a participação ampla e participativa na construção desse plano. “Ao contarmos com tantos atores de destaque, tanto do Poder Público, quanto da sociedade civil, o documento ganha mais significado e profundidade, pois é feito por várias mãos e trata de diversos temas, como a promoção de vidas saudáveis, a educação de qualidade e a proteção em situações de risco”, pontuou Garippo.

Crédito das fotos: Mauricio Sordilli/Secop Suzano

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher