InícioMogi das cruzesVila Dignidade recebe roda de conversa sobre direitos do consumidor com mais...

Vila Dignidade recebe roda de conversa sobre direitos do consumidor com mais de 60 anos

Em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa Idosa, oficialmente celebrado em 1º de outubro, a Vila Dignidade vai receber, na próxima terça-feira (10/10), uma roda de conversa com a advogada e coordenadora do Procon de Mogi das Cruzes, Fabiana Bava. A atividade será a partir das 14 horas e busca levar às pessoas idosas residentes informações sobre os direitos do consumidor com mais de 60 anos, bem como alerta para possíveis golpes.

O Código de Defesa do Consumidor trata a pessoa com mais de 60 anos como público vulnerável. Por isso, ela tem direitos exclusivos e garantidos por lei, como atendimento prioritário em estabelecimentos comerciais, benefícios no transporte e estacionamento públicos, além de meia entrada em apresentações artísticas e culturais. O descumprimento desses direitos deve ser denunciado ao Procon. 

Além disso, a partir de agosto, o Procon de Mogi das Cruzes deu início a uma campanha de prevenção e combate à violência financeira contra pessoas idosas. O objetivo da ação é informar e prevenir a população de 60 anos ou mais sobre crescentes tentativas de golpes. Conforme identificado pelo órgão, a prática vem sendo facilitada pelo uso mais intenso dos meios digitais pelas instituições financeiras, desde o período de isolamento social imposto pela Covid-19. 

O Procon aponta que as formas mais comuns de golpes financeiros são por meio de manipulação e persuasão dos idosos que, por desconhecimento, acabam fornecendo dados bancários e confidenciais. A campanha de prevenção de golpes contra idosos apresenta vídeos, posts em redes sociais e cartazes com informações e orientações simples e diretas.

A Vila Dignidade é um equipamento público de execução direta da Secretaria Municipal de Assistência Social, que oferta proteção especial (moradia assistida) para pessoas idosas em situação de vulnerabilidade social e/ou com seus direitos violados, que têm autonomia para viverem sozinhos, porém não possuem ou têm vínculos familiares fragilizados. O espaço conta com 22 residências, mais áreas comuns, como jardim, horta e salão de festas. Atualmente, há x pessoas idosas residentes.

Neste ano, a Vila Dignidade recebeu a primeira grande reforma desde que foi inaugurada, em 2015. Todas as 22 casas, mais áreas comuns, passaram por melhorias, com investimento direto da Prefeitura, de pouco mais de R$ 400 mil. No ano passado, o equipamento foi reconhecido pela Fundación Pilares, uma organização social da Espanha, como exemplo de boas práticas em serviços públicos.

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher