InícioSuzanoCineteatro recebe a 7ª Mostra Internacional de Curtas a partir desta terça

Cineteatro recebe a 7ª Mostra Internacional de Curtas a partir desta terça

Serão exibidas 15 sessões com mais de 50 filmes do mundo todo e a abertura contará com a presença do cineasta Jean-Claude Bernardet

Com mais de 50 filmes do mundo todo, incluindo produções locais, o Cineteatro Wilma Bentivegna (rua Paraná, 70 – Jardim Paulista) recebe a partir desta terça-feira (17/10), às 19 horas, a 7ª Mostra Internacional de Curtas-Metragens do Alto Tietê, que exibirá 15 sessões até sábado (21/10). A programação completa do evento, que conta com organização do coletivo “Curta Suzano” e apoio da Secretaria Municipal de Cultura, pode ser conferida pelo site curtasuzano.com.br.

Dois convidados especiais marcarão presença. Na abertura, o crítico e cineasta Jean-Claude Bernardet prestigiará a atividade inaugural do evento apresentando seu último filme, o curta “Cama Vazia”, às 19h30, e repercutindo a obra com os presentes a partir das 20 horas. Para marcar o encerramento da programação, no sábado, o vice-presidente do Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográfica (ICAIC), Roberto Smith de Castro, falará sobre as atividades desenvolvidas no segmento, a partir das 18 horas.

As produções internacionais serão exibidas no segundo dia da mostra, a partir das 19h30. De forma sequencial, serão apresentadas “Fantasmagoría”, do chileno Juan Francisco González; o filme português “Maria”, de Guilherme Carravetta; o curta francês “Office”, de Marine Pichon; a produção americana “For the Skeptical”, de Dawn Westlake; e o moçambicano “A corda”, de Hélder Bata. A classificação indicativa para esta sessão, chamada de “Arujá”, é de 16 anos.

Entre quarta (18/10) e sexta-feira (20/10) está prevista a apresentação dos filmes produzidos no Alto Tietê. Na quarta-feira, na sessão “Ferraz de Vasconcelos”, serão exibidas, a partir das 10 horas, a produção mogiana “Fã nº 1”, de Elder Fraga; o curta de Guarulhos “Não Somos Mais o que Éramos”, de Patrícia Sá; o filme de Mogi das Cruzes “Duas opções”, de Gui Rafaini; e a produção suzanense “Janaína”, de EdyArte. A classificação indicativa é de 14 anos.

Na quinta-feira (19/10), os filmes da região começam a ser exibidos às 19h30. Está programada, na sessão “Biritiba Mirim”, a apresentação dos curtas de Guarulhos “Amor Eterno”, de Rubens Mello, e “Rouxinol”, de Renato Queiroz e Daniel Neves; assim como as produções mogianas “A outra mãe”, de Sara Fernandes; “Viva. Morra. Repita”, de Felipe Paixão; e “Empathy”, de Marcos Rangel. A classificação indicativa é de 18 anos.

Já na sexta-feira, os curtas começam no fim da tarde. Na sessão “Guararema”, a partir das 17 horas, está prevista a exibição do curta de Ferraz de Vasconcelos, “Me Enxergo Quando Te Vejo”, de Michele Brito e Guillermo Alves; a produção de Guarulhos “Carpição – Ressignificação e Permanência”, de Janaina Reis; e os filmes suzanenses “Aviso à Gazeta Geral: A Periferia Vai Continuar Gritando”, de Tiago da Silva, e “Rixa do Badra”, da Associação de Assistência à Mulher, ao Adolescente e à Criança Esperança (Aamae). A classificação indicativa é livre para todas as idades.

Serão auferidos no mínimo 18 premiações, por meio de estatueta em barro e verniz, criada especialmente para a mostra deste ano, pela artista visual suzanense Thuanny Travassos. Serão contempladas nove categorias para os curtas do Alto Tietê e nove para as demais produções nacionais com os prêmios de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Interpretação, Melhor Interpretação em Papel Coadjuvante, Melhor Montagem, Melhor Fotografia, Melhor Som e o Melhor Filme-Escolha do Público.

O cineasta e um dos organizadores da mostra, Escobar Franelas, afirmou que o evento facilita o acesso a grandes produções e valoriza a cultura na região. “O objetivo do coletivo Curta Suzano, que criou e organiza esta mostra, é fomentar toda a cadeia audiovisual no Alto Tietê mediante a visibilidade do debate e do apoio à produção, que contribui com a criação de público para o cinema nacional”, declarou.

O vice-prefeito e secretário municipal de Cultura, Walmir Pinto, destacou a importância do evento para os amantes e profissionais do cinema. “A Mostra Internacional de Curtas-Metragens é um grande presente para os suzanenses. Conseguimos reunir na programação grandes produções locais, nacionais e internacionais, inclusive trazendo convidados de renome no segmento. Será uma grande oportunidade para oferecermos à população filmes de qualidade e com muito conteúdo, valorizando a cultura local”, ressaltou Walmir.

Créditos das fotos: Luana Bergamini/Secop Suzano e Mauricio Sordilli/Secop Suzano

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher