Pasta aproveita o 9 de junho para relembrar ações que visam o aumento da cobertura vacinal no município, tanto nos postos de saúde como nas residências
O Dia Nacional da Imunização, celebrado nesta sexta-feira (09/06), será utilizado pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Suzano para reforçar a importância das vacinas na proteção da população. A data é oportuna para lembrar as ações que a pasta vem promovendo para facilitar o acesso dos munícipes às doses que garantem a prevenção de inúmeras doenças, como o novo coronavírus (Covid-19), a Influenza e a meningite.
Em audiência pública realizada em 30 de maio pela pasta na Câmara de Vereadores, foram demonstrados os dados relativos à vacinação no município nos primeiros quatros meses do ano. Neste período, 48.439 pessoas receberam vacinas de rotina e 21.556 munícipes foram vacinados contra a Influenza, o vírus causador da gripe, cuja campanha foi estendida do fim de maio para o final do mês de junho, ou até durarem as doses.
Com o objetivo de intensificar a imunização contra o vírus Influenza e outras doses do calendário, nos dias 29 e 30 de maio e 1º de junho houve a ampliação do expediente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Prefeito Alberto Nunes Martins – CSII (Jardim Paulista), Esthelina Maria Barbosa (Cidade Miguel Badra) e Tabamarajoara, que passaram a atender os munícipes das 8 às 20 horas. No dia 15 de abril, ainda foi realizado o Dia D contra a gripe, quando 18 unidades de saúde foram abertas em período integral e ainda foram montados cinco postos volantes de atendimento ao público.
Para facilitar o acesso da população às vacinas, a Saúde também prorrogou a campanha de vacinação casa a casa. O trabalho de busca ativa iniciado em março, visando atualizar a caderneta vacinal com complemento de doses pendentes nas próprias residências, passará a atender novos moradores por mais dez sábados a partir de junho. Até o fim de maio foram 1.563 doses administradas e 1.121 pessoas vacinadas contra doenças como a Covid-19, poliomielite, sarampo, caxumba, rubéola, difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, pneumonia, febre amarela e meningite.
Em relação à meningite, o serviço de imunização passou a contemplar novos públicos no último mês. Em maio, a vacinação contra essa enfermidade passou a incluir adolescentes, além de professores e agentes de ensino que estão em contato direto com os alunos em sala de aula. Esses grupos se somam àqueles que seguem incluídos nessa campanha, como bebês de até 1 ano; crianças com até 10 anos, 11 meses e 29 dias, que por algum motivo perderam a oportunidade de receber a vacina na idade indicada; e, de forma temporária, os trabalhadores da saúde de qualquer idade.
Ainda em maio, foi iniciada no dia 18, a aplicação da vacina bivalente da Pfizer para moradores com 18 anos ou mais, sem comorbidades, com o objetivo de proteger esse público contra as cepas atualizadas do novo coronavírus, como é o caso da ômicron. Para receber a dose é preciso estar com o esquema vacinal completo, sendo que a última aplicação da monovalente contra a Covid-19 precisa ter sido administrada há, no mínimo, quatro meses.
Todas as vacinas citadas estão disponíveis nas 12 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas 12 Unidades de Saúde da Família (USFs), cujos contatos e endereços podem ser encontrados no link bit.ly/EnderecosUBS. A imunização é realizada de segunda a sexta-feira, entre as 8 e 16 horas, mediante apresentação de documento original com foto e carteirinha de vacinação.
Facilidade
A diretora de Vigilância em Saúde, Maria Cristina Perin, afirmou que as iniciativas de estímulo à vacinação têm proporcionado um aumento importante da cobertura da população. “As ações são fundamentais para fortalecermos a prevenção contra um número variado de enfermidades, especialmente no outono, quando se faz necessária a intensificação das campanhas de imunização, pois protege a população contra doenças respiratórias que aumentam sua incidência nos dias de frio. Temos conseguido ter êxito em nossas ações e continuaremos contando com a adesão dos moradores”, destacou ela.
Já o secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, ressaltou que a pasta busca continuamente formular estratégias que possam facilitar a vida dos munícipes. “O Dia D, a ampliação dos horários e dos públicos, assim como a vacinação casa a casa tem o mesmo objetivo: garantir proteção aos nossos moradores. Tanto nos postos de saúde, como nas residências, nós buscamos atender cada munícipe. Aproveitamos o Dia da Imunização para convidar aqueles que ainda não se vacinaram para comparecerem às unidades de saúde e completarem sua imunização”, reforçou Ishi.
Crédito das fotos: Glaucia Paulino/Secop Suzano