Além de localizar as aves, os agentes auxiliaram com sinalização e acionamento de ambulância em um acidente de trânsito na rodovia Ayrton Senna
O Grupamento de Proteção Ambiental (GPA) da Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano localizou no domingo e na segunda-feira passados (15 e 16/10) cinco pássaros silvestres que eram mantidos em cativeiro. Uma das ações de resgate foi possível após patrulhamento no Parque Santa Rosa; já a outra ocorreu em razão de denúncia.
Durante ronda pela rua das Acácias, no domingo, os GCMs notaram algumas gaiolas penduradas em uma propriedade e, após contato com o morador do local, ele permitiu a entrada dos guardas. Lá foi constatada a existência de seis gaiolas com dois canários-da-terra e dois coleirinhos. As aves foram recolhidas e encaminhadas aos cuidados do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Parque Ecológico do Tietê. O proprietário do imóvel foi orientado a comparecer à Secretaria Municipal de Meio Ambiente para realizar procedimentos administrativos em razão da localização dos pássaros.
No dia seguinte, uma denúncia informou que um filhote de periquito verde foi encontrado pela rua Hélio de Ferraz Marquês, no bairro Chácaras Ceres. A ave também foi encaminhada para o Cetas para receber os devidos cuidados.
Além das aves, também na segunda-feira, o GPA recebeu na sede da GCM uma moradora da Vila Helena que estava com um filhote de gambá-de-orelha-preta. O animal foi acolhido e depois enviado para o Cetas do Parque Ecológico do Tietê.
Auxílio
O Grupamento de Proteção Ambiental ainda auxiliou em um acidente de trânsito que ocorreu na rodovia Ayrton Senna (SP-70) em Guarulhos, momento depois de retornar do Cetas, na terça-feira da semana passada (10/10).
Na ocasião, um Volkswagen Fox de cor prata e um Renault Sandero branco colidiram e o GPA prontamente providenciou a devida sinalização, prestou apoio às vítimas e acionou o serviço de resgate.
O secretário de Segurança Cidadã de Suzano, Afrânio Evaristo da Silva, destacou a proatividade dos agentes. “Tanto no caso dos animais quanto no acidente, o GPA demonstrou autonomia e arrojo para atuar. Em relação aos pássaros, uma denúncia e uma patrulha foram suficientes para o resgate de cinco aves silvestres. Já no acidente, nossos agentes logo entenderam a complexidade da situação e prontamente realizaram os trabalhos de sinalização e acionamento do resgate”, enalteceu o chefe da pasta.
Crédito das fotos: Divulgação/Secop Suzano