InícioSuzanoFilmes de Suzano são premiados na 7ª Mostra de Curtas-Metragens do Alto...

Filmes de Suzano são premiados na 7ª Mostra de Curtas-Metragens do Alto Tietê

‘Rixa do Badra’, da Aamae, levou como ‘Melhor Filme-Escolha do Público’, e ‘Aviso à Gazeta Geral: A Periferia Vai Continuar Gritando’, ganhou como melhor roteiro

A 7ª Mostra Internacional de Curtas-Metragens do Alto Tietê, o “Curta Suzano”, chegou ao fim no último sábado (21/10) premiando os melhores filmes do Alto Tietê e do restante do Brasil, que foram exibidos no Cineteatro Wilma Bentivegna desde a última terça-feira (17/10). Alguns dos destaques do evento, na disputa regional, foram as produções suzanense “Rixa do Badra”, desenvolvido por alunos da Associação de Assistência à Mulher, ao Adolescente e à Criança Esperança (Aamae), entre eles Alexsandro de Alencar Carlos, Fagner Henrique Oliveira e William Henrique Dias, que receberam o prêmio, a partir de uma oficina cultural ministrada pelo Polo de Música e Audiovisual da prefeitura, que ganhou na categoria “Melhor Filme – Escolha do Público” e “Aviso à Gazeta Geral: A Periferia Vai Continuar Gritando”, que venceu na categoria “Melhor Roteiro”, com o roteirista Tiago da Silva.

Participaram da cerimônia de encerramento o vice-prefeito e secretário municipal de Cultura, Walmir Pinto, o Cônsul Geral de Cuba, Pedro Monzón Barata e a esposa dele, Jaceli Fernandes Garrido, o vice-presidente do Instituto Cubano del Arte e Indústria Cinematográficos (Icaic), Roberto Smith de Castro, o secretário adjunto de Cultura de Mauá, Tadeu de Souza, o diretor do Museu Barão de Mauá, Carlos Calisto, e os integrantes do Coletivo Suzano, Raquel Pereira, Escobar Franelas e Rodrigo Campos.

Os outros vencedores do Panorama Alto Tietê, em que concorreram os filmes da região, ficaram assim definidos, por categoria: Melhor Filme – “Me Enxergo Quando Te Vejo” (direção de Michelle Brito e Guillermo Alves), de Ferraz de Vasconcelos; Melhor Diretor – “Fã Nº 1” (Elder Fraga), de Mogi Cruzes; Melhor Montagem – “Me Enxergo Quando Te Vejo” (montagem de Jeniffer Brito), de Ferraz Vasconcelos; Melhor Fotografia – “Não somos mais o que éramos” (Direção de Fotografia: Rodrigo Provazi), de Guarulhos; e Melhor Som – “Amor Eterno” (Rubens Mello), também de Guarulhos.

Já as produções inscritas no Panorama Brasil, de outras regiões do país, foram premiadas da seguinte forma: Melhor Filme – “Quebra Panela” (direção Rafael Analori), de Condado (PE); Melhor Filme – Escolha do Público – “A Vigília” (Victor Ciríaco), de Natal (RN); Melhor Diretor – “Fantasma Neon” (Leonardo Martinelli), do Rio de Janeiro (RJ); Melhor Roteiro – “Posologia” (roteiro de Fabio Narciso), de Belo Horizonte (MG); Melhor Montagem – “Morula” (montagem de Gabriela Cunha), de Pelotas (RS); Melhor Fotografia – “Quebra Panela” (João Carlos Beltrão), de Condado (PE); Melhor Som – “Cercas” (Guga Rocha), de Cuité (PB); Melhor Interpretação – “A Velhice Ilumina o Vento” (Benedita Silveira), de Cuiabá (MT).

A Melhor Interpretação em Papel Coadjuvante ficou com o curta “Último domingo” (direção de Renan Barbosa Brandão e Joana Claude) – Rio de Janeiro (RJ) e contemplou um conjunto de profissionais: Gunnar Borges, Tonico Pereira, Everaldo Pontes, Ravel Andrade e Nilson Carlos Estevão. Ainda houve menções honrosas para os filmes “Ninguém Nunca Vai Te Amar Como Eu Te Amo (Fernanda Magalhães e Gustavo Guives), de São Paulo; e “Manchas de Sol” (Martha Mariot), de Pelotas (RS).

No dia do encerramento, houve também a tradicional roda de conversa “Mulheres no Audiovisual”, que ocorre desde a sua primeira edição. Desta vez, as convidadas foram as cineastas Renata Abreu e Mariana França. O evento registrou 26 atividades realizadas durante todo o ano, sendo que 21 foram no período da semana da mostra em outubro. O público somado desses eventos do ano foi estimado em 350 pessoas e o dia de maior público na última semana foi registrado na última sexta-feira (20/10), com a presença de 75 pessoas. Todos os 62 filmes selecionados para a mostra foram exibidos.

Walmir Pinto abordou a relevância do evento. “O Coletivo Curta Suzano, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, organizou mais uma mostra de grande sucesso, proporcionando a exibição de filmes produzidos no Alto Tietê, em outras regiões do país e também de fora do Brasil. Foram reunidos importantes profissionais do setor durante as atividades e os munícipes tiveram a oportunidade de assistir a vários curtas-metragens de alto nível, que contribuem com o crescimento de nossa produção, sempre valorizando os artistas locais”, frisou Walmir.

Também estiveram presentes ao longo da programação o crítico e cineasta Jean-Claude Bernardet; e os representantes da Secretaria Municipal de Cultura, Amaury Rodrigues (diretor), Márcia Belarmino (supervisora), Herculano de Oliveira (coordenador de Cinema) e Katherine Hajdu (Projetos Especiais).

Créditos das fotos: Gabriel de Lima/Cultura Suzano e Juliana Nunes/Cultura Suzano

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher