A Prefeitura de São Paulo apresenta nwa quinta-feira (19) sua candidatura para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031. O secretário municipal de Esportes, Cacá Viana, entrega ao PanAm Sports, entidade responsável pela organização dos Jogos Pan-Americanos, a carta em que São Paulo afirma a intenção de sediar o evento, em viagem a Santiago, no Chile, onde são realizados os jogos deste ano.
Na reunião com o presidente da Pan Am Sports, o chileno Neven Ilic, o secretário terá acesso ao caderno de encargos, que detalha toda a infraestrutura necessária para que a capital paulista possa realizar o Pan de 2031.
zomo uma das sedes da Copa do Mundo de 2014, São Paulo já possui toda uma estrutura em termos de estádios, hotéis e transportes para sediar um evento como os Jogos Pan-Americanos. São Paulo já foi sede dos Jogos Panamericanos de 1963, quando recebeu delegações de 22 países. A abertura foi no Estádio Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu. A delegação brasileira, composta por 385 atletas, ficou em 2º lugar nos Jogos, com 52 medalhas, sendo 14 de ouro, 20 de prata e 18 de bronze, atrás apenas dos Estados Unidos.
O investimento em esportes é uma das marcas desta gestão, que levará aos Jogos Pan-Americanos 2023, que começam nesta sexta-feira (20) e vão até o dia 5 de novembro em Santiago, no Chile, o Espaço Cidade de São Paulo – Casa Brasil. Com a iniciativa, a Prefeitura pretende atrair novos negócios e captar investimentos, além de incentivar o turismo e a cooperação internacional, divulgando políticas públicas de referência e a cidade como um todo, criando uma vitrine paulistana no Chile. Veja mais aqui.
Para isso, o Espaço vai oferecer atividades gratuitas e abertas ao público e convidados, incluindo shows com artistas brasileiros, apresentação de escola de samba, de dança, degustação da gastronomia paulistana, aula-show de culinária, óculos de realidade virtual sobre os parques e áreas verdes de São Paulo, apresentação dos Programas de Aceleração da Ade Sampa e outros projetos da Prefeitura, como o Mãos e Mentes Paulistanas, que estimula e apoia a arte de artesãos.
O Espaço Cidade de São Paulo – Casa Brasil vai funcionar, no mesmo formato, também durante os Jogos Parapan-Americanos, entre 17 e 26 de novembro. São aguardados aproximadamente 30 mil visitantes no local ao longo das duas temporadas de jogos.
Os Jogos Pan-americanos de Santiago 2023 reúnem mais de 7.000 atletas de 41 países; são a principal competição de modalidades olímpicas nas Américas e garantem classificação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Mais de um milhão de ingressos já foram vendidos para as competições na capital chilena, e as transmissões devem atrair acima de 20 milhões de espectadores.
O Brasil será representado por cerca de 620 atletas, numa delegação que inclui mais de mil pessoas. Já os Jogos Parapan-Americanos contarão com 17 modalidades. A delegação brasileira será composta 323 atletas, incluindo atletas-guia, três calheiros e dois goleiros, já convocados.
Na capital, desde 2021, a Prefeitura investe R$ 850 milhões em iniciativas que vão desde a criação de programas de incentivo à atividade física até obras que estão transformando estruturas da rede olímpica. O objetivo da Rede Olímpica é formar futuros atletas e para isso a Prefeitura de São Paulo está investindo R$ 45 milhões na reforma do Centro Esportivo José Bonifácio em Itaquera, na Zona Leste, para transformá-lo em um centro olímpico. A iniciativa também contempla as unidades Thomaz Mazzoni, na Vila Maria, Zona Norte; e André Vital Ribeiro Soares em Cidade Tiradentes, na região Leste. O Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTOP), localizado no Ibirapuera, na Zona Sul, também está recebendo melhorias.
Além dos Jogos Pan-Americanos de 2031, a Prefeitura de São Paulo trabalha para ser uma das sedes da Copa do Mundo Feminina de Futebol, em 2027.