InícioSuzanoSuzano recebe a visita de Tchongolola Tchongonga, rei da maior etnia de...

Suzano recebe a visita de Tchongolola Tchongonga, rei da maior etnia de Angola

Líder dos ovimbundu, o monarca participou de ato solene no Cineteatro Wilma Bentivegna com o prefeito Rodrigo Ashiuchi e o vice-prefeito Walmir Pinto

O Cineteatro Wilma Bentivegna ficou lotado na manhã desta quinta-feira (26/10) para receber a ilustre visita do rei do povo do maior grupo étnico de Angola, Tchongolola Tchongonga Ekuikui VI, líder dos ovimbundu, que representa 37% da população do país, com 13 milhões de pessoas. 

Para garantir a recepção a toda a comitiva que o acompanhou, sempre ao som de atabaques, a administração municipal organizou uma programação ampla, que contemplou vários locais simbólicos do município e foi iniciada por um ato solene no cineteatro, na qual participaram o prefeito Rodrigo Ashiuchi; a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Larissa Ashiuchi; o vice-prefeito e secretário municipal de Cultura, Walmir Pinto; e o vereador Artur Takayama.

Ainda estiveram presentes na visita o assessor do rei e secretário Celestino Chiwissi Mumbepia; o vice cônsul-geral de Angola em São Paulo, Bernardo Neto; o diretor geral do Centro Cultural Casa de Angola em São Paulo, Isidro Sanene; o gestor de Patrimônio do Centro Cultural Casa de Angola, Emanuel Bravo; e o diretor interno do Centro Cultural Casa de Angola, Lino Neves. Juntos ao rei, eles cumpriram o roteiro programado pela Secretaria Municipal de Cultura e, após a recepção no cineteatro, ocorreu a visita à exposição de arte indígena no Salão de Exposição Antônio Palomares, no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi; um almoço no Casarão da Memória Antônio Marques Figueira; visita à Escola Municipal Antônio Marques Figueira; um plantio cerimonial de uma muda de dendê ao lado do Pavilhão Zumbi dos Palmares, no Parque Municipal Max Feffer; e um encontro com estudantes na Associação Cultural Suzanense – Bunkyo.

A visita teve o objetivo de fortalecer os laços e as relações culturais tradicionais que fazem parte da sociedade brasileira por meio da cultura africana, contribuindo com os estudos referentes à tradição do continente a partir dos ritos, ritmos e da mais diversa ligações enraizadas na sociedade angolana. A presença de um líder ovimbundu no Brasil é inédita. Por isso, ele aproveitou a ocasião para compartilhar os hábitos e costumes de seu povo pelas cidades por onde passou. Este roteiro inclui, além de Suzano, os municípios de São paulo, Guarulhos, Florianopólis (SC), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA).

Em sua fala, durante o evento de recepção para autoridades municipais e representantes de entidades ligadas à igualdade racial, o rei Tchongolola Tchongonga Ekuikui VI destacou a parceria com Suzano. “Não resta dúvidas de que a cidade engrandece os valores culturais que unem Brasil e Angola. Fomos muito bem-recebidos nesta terra, que está abençoada para receber todas as raças do mundo. Lutamos juntos para termos igualdade de convivência, de forma que a paz reine nos homens”, ressaltou o representante do povo ovimbundu.

O vereador Artur Takayama falou em nome do legislativo municipal no evento de abertura da programação e parabenizou a prefeitura por viabilizar essa visita. “A administração municipal não mediu esforços para garantir que Suzano estivesse no roteiro do rei no Brasil. É um momento inédito que estamos vivenciando e que deixará muitos frutos para os munícipes e para a luta pela igualdade racial em nosso país”, afirmou o parlamentar.

Por sua vez, o vice-prefeito salientou que a presença do rei angolano no Brasil se deve à ótima relação entre a pasta e o Centro Cultural Casa de Angola. “Já temos desenvolvido atividades em conjunto na parte de literatura e estreitando laços para promover intercâmbio cultural. Por essa proximidade, conseguimos viabilizar essa visita, tão concorrida entre outros municípios brasileiros. A vinda do líder angolano nos remete às nossas raízes, muito ligada ao povo africano”, destacou Walmir.

Ao se dirigir ao rei dos ovimbundu e aos presentes, o prefeito reforçou que o intercâmbio proporcionado pela presença física de Tchongolola Tchongonga tem inúmeros significados para Suzano e para o Brasil. “É um momento histórico e muito simbólico para o nosso município. Somos uma das poucas cidades que estão tendo a honra de receber essa visita. O encontro com nosso povo tem um valor simbólico muito grande, para o combate ao racismo, para a busca pelas oportunidade igualitárias e para a valorização de nossas tradições”, frisou Ashiuchi.

No final do evento, o prefeito presenteou o rei com uma placa e, em retribuição, o rei presenteou os vereadores com um livro.

Presenças

Na solenidade também participaram por parte da administração municipal os secretários Pedro Ishi (Saúde); Afrânio Evaristo da Silva (Segurança Cidadã e Chefia de Gabinete); Cintia Renata Lira (Administração); Alex Santos (Governo); Elvis Vieira (Planejamento Urbano e Habitação); Paulo Pavione (Comunicação Pública); além da supervisora da Secretaria Municipal de Cultura, Márcia Belarmino; o coordenador de Literatura da pasta, Tiago da Silva Palma; a coordenadora de Cultura Popular, Raquel Pereira; e o assessor estratégico da Controladoria Geral do Município, Cesar Braga.

Ainda participaram a presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), Inês da Silveira; o presidente do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Sociocultural Negro Sim (CPD Negro Sim), Cosme Nascimento; o presidente do Conselho Municipal de Desporto, José Serafim da Silva Júnior; o presidente da Associação Cultural Suzanense –  Bunkyo, Reinaldo Katsumata; o delegado titular da Delegacia de Polícia (DP) Central de Suzano, Sérgio Garutti; e a pró-reitora do UniPiaget, Poliana Lima.

O Reino

Tchogolola Tchongonga Ekuikui VI é o 37º rei do Bailundo. Ele é formado em Direito e fala quatro idiomas, sendo uma delas a língua Umbundu.

O Reino do Bailundo surgiu em 1700 e foi um estado nacional africano dos povos ovimbundos, dotado de poderes políticos e econômicos. O reino encontra-se localizado no Planalto Central de Angola e abrange as províncias do Huambo, Benguela, Bié e uma parte da Huíla.

Crédito das fotos: Mauricio Sordilli/Secop Suzano

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher