InícioSuzanoCipa promove atividade com cerca de 200 estudantes sobre reanimação cardíaca

Cipa promove atividade com cerca de 200 estudantes sobre reanimação cardíaca

Evento no Mirambava teve o objetivo de ensinar alunos da rede municipal e do curso de Enfermagem do UniPiaget a promover a ressuscitação cardiopulmonar

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da Prefeitura de Suzano promoveu na manhã desta sexta-feira (27/10) a ação “Bate Coração”, um curso de primeiros-socorros oferecido às crianças do 5º ano das escolas municipais Antônio Marques Figueira, localizada no centro, e Professora Célia Pereira de Lima, que fica no Jardim Cacique, além dos alunos do curso de enfermagem do Centro Universitário Piaget (UniPiaget). Cerca de 150 estudantes da rede municipal e 40 da faculdade participaram da atividade, que ocorreu no Complexo Educacional e Cultural Mirambava, no centro.

A princípio; a atividade foi realizada em alusão ao Dia Mundial da Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP), celebrado em 16 de outubro, e teve como objetivo ensinar na prática como agir em uma situação em que seja necessário fazer o procedimento. Participaram do evento o presidente da Cipa, César Braga, e os secretários municipais de Educação, Leandro Bassini, e de Administração, Cintia Renata Lira. Ainda estiveram presentes Claudinei Galo, da Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana; o vereador Marcos Antonio dos Santos, o Maizena; a coordenadora do curso de Enfermagem da Piaget, Débora de Oliveira Cortez; além de equipes da Defesa Civil Municipal e do 2º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros de Suzano.

“Os alunos simularam os procedimentos com manequins e garrafas para realizar a manobra e foram orientados com músicas que continham notas que acompanhavam o mesmo ritmo dos batimentos cardíacos para realizar o movimento de RCP. Além disso; a ideia é fazer as manobras de primeiros-socorros com o ritmo certo do coração. Cipa usa música com ritmo de 100 bpm para associar à frequência cardíaca.

Bassini, por sua vez, salientou a necessidade de os alunos saberem como agir em uma situação que exija a reanimação de uma pessoa. “Esse conhecimento para uma situação de emergência é fundamental. Além disso; estamos investindo para que as crianças não tenham receio de poder agir em situações dentro ou fora das escolas, e para que os funcionários também tenham conhecimento de como fazer essas manobras fundamentais para a manutenção da vida”, ressaltou o chefe da pasta.

Por fim; o prefeito Rodrigo Ashiuchi parabenizou a ação realizada pela Cipa em parceria com as secretarias e demais entidades. “Saber que nossa cidade prepara uma criança para salvar uma vida é gratificante. Assim como; já é de conhecimento de todos que o procedimento correto e no tempo certo pode significar muito para quem precisa, então deixo aqui meus parabéns a todos os envolvidos nesta qualificação que possui a nobre missão de salvar vidas”, finalizou.

Crédito das fotos: Mauricio Sordilli/Secop Suzano

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher