Evento no Mirambava teve o objetivo de ensinar alunos da rede municipal e do curso de Enfermagem do UniPiaget a promover a ressuscitação cardiopulmonar
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da Prefeitura de Suzano promoveu na manhã desta sexta-feira (27/10) a ação “Bate Coração”, um curso de primeiros-socorros oferecido às crianças do 5º ano das escolas municipais Antônio Marques Figueira, localizada no centro, e Professora Célia Pereira de Lima, que fica no Jardim Cacique, além dos alunos do curso de enfermagem do Centro Universitário Piaget (UniPiaget). Cerca de 150 estudantes da rede municipal e 40 da faculdade participaram da atividade, que ocorreu no Complexo Educacional e Cultural Mirambava, no centro.
A princípio; a atividade foi realizada em alusão ao Dia Mundial da Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP), celebrado em 16 de outubro, e teve como objetivo ensinar na prática como agir em uma situação em que seja necessário fazer o procedimento. Participaram do evento o presidente da Cipa, César Braga, e os secretários municipais de Educação, Leandro Bassini, e de Administração, Cintia Renata Lira. Ainda estiveram presentes Claudinei Galo, da Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana; o vereador Marcos Antonio dos Santos, o Maizena; a coordenadora do curso de Enfermagem da Piaget, Débora de Oliveira Cortez; além de equipes da Defesa Civil Municipal e do 2º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros de Suzano.
“Os alunos simularam os procedimentos com manequins e garrafas para realizar a manobra e foram orientados com músicas que continham notas que acompanhavam o mesmo ritmo dos batimentos cardíacos para realizar o movimento de RCP. Além disso; a ideia é fazer as manobras de primeiros-socorros com o ritmo certo do coração. Cipa usa música com ritmo de 100 bpm para associar à frequência cardíaca.
Bassini, por sua vez, salientou a necessidade de os alunos saberem como agir em uma situação que exija a reanimação de uma pessoa. “Esse conhecimento para uma situação de emergência é fundamental. Além disso; estamos investindo para que as crianças não tenham receio de poder agir em situações dentro ou fora das escolas, e para que os funcionários também tenham conhecimento de como fazer essas manobras fundamentais para a manutenção da vida”, ressaltou o chefe da pasta.
Por fim; o prefeito Rodrigo Ashiuchi parabenizou a ação realizada pela Cipa em parceria com as secretarias e demais entidades. “Saber que nossa cidade prepara uma criança para salvar uma vida é gratificante. Assim como; já é de conhecimento de todos que o procedimento correto e no tempo certo pode significar muito para quem precisa, então deixo aqui meus parabéns a todos os envolvidos nesta qualificação que possui a nobre missão de salvar vidas”, finalizou.
Crédito das fotos: Mauricio Sordilli/Secop Suzano